domingo, 3 de setembro de 2017

Lia...embora desprezada louvou ao Senhor e foi honrada por Ele.





segunda-feira, 21 de janeiro de 2013


LIA- Uma mulher desprezada pelos homens e honrada por Deus.


                             


 Uma mulher que sentiu o desprezo do pai ao ser usada em benefício dele. E esse foi só o início do seu sofrimento.
Lia era desprovida de beleza. Filha mais velha de Labão (Gênesis 29: 16-17), foi a primeira esposa de Jacó, que foi obrigado a se casar com ela para conseguir a irmã de Lia, Raquel (Gênesis 29:25-27).
A história dela é marcada pela falta de consideração, de amor, de apreço. Seu pai a usou para ter mais dinheiro. Ao se casar, tinha um marido que não a amava. Depois, sua irmã casou-se com seu esposo e o amor dele era maior por ela (Gênesis 29:30). O desprezo era tanto, que Deus teve compaixão de Lia e a fez mãe antes de Raquel (Gênesis 29:31).
Essa é a prova de que Deus sabia do sofrimento de Lia e a colocou em posição de vantagem em relação a Raquel. O Senhor se mostrou no controle de todas as coisas ao conceder filhos a Lia, e deixou claro que, mesmo que Jacó não a amasse, Ele a amava, cuidava e ajudava a passar pelos sofrimentos. 
Pela primeira vez parei para tentar refletir nessa história do ponto de vista de Lia. Aparentemente a vida não foi tão generosa ela. A bíblia não conta tantos detalhes, mas creio que por toda a juventude Lia teve que conviver com o estigma das comparações com a irmã, com o fato de não ser atraente e com a pressão de se ver “ficando pra titia”. Dentro do costume da época, seu pai tomou providências pra que ela se casasse e não se tornasse um peso para a família. Lia teve que se submeter a um casamento infeliz que já começou todo errado, ao lado de um homem que não se esforçava nem um pouco para fazê-la feliz, mas que mais uma vez só tinha olhos pra sua irmã.
Lia é uma personagem bíblica que sintetiza muito bem a idéia de uma pessoa ferida pelas circunstâncias da vida, insegura, rejeitada pelos outros, infeliz no seu casamento, sem poder de fala, usada como objeto para satisfazer as vaidades dos outros, uma pessoa mal-sucedida aos olhos dos homens.
Lia é o tipo de mulher que teria todos os motivos do mundo para questionar o porquê de Deus tê-la feito viver uma vida cheia de tantas feridas. Teria também todos os motivos para se transformar em uma mulher amargurada, mas lá em Gênesis 29:31-30:26 nós lemos que ela vivia dando glórias a Deus, mesmo vivendo uma vida tão difícil.
A honra de Deus
Deus honrou Lia! O texto diz que o Senhor viu que Lia era desprezada e deu-lhe o dom da fertilidade, ao passo que Raquel era estéril. Mesmo diminuída pelo marido, ela era engrandecida por Deus dentro da sua casa a cada vez que tinha um filho: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Isaacar, Zebulom e Diná. O nome de cada um desses filhos é uma expressão de louvor de Lia pela fidelidade de Deus a uma mulher que mesmo desprezada escolheu amar ao Senhor e adorá-lo independentemente das circunstâncias da vida. Lia é uma das mulheres inesperadas que o Senhor escolheu para cumprir o plano de trazer o Messias ao mundo.

Reflexão: Você se identifica com Lia?
Não importa a sua idade: olhe para a história da sua vida até o dia de hoje. Se você pudesse se identificar com um personagem bíblico, qual deles falaria mais sobre o caminho que você traçou até hoje?

COMPARTILHANDO
Talvez você imagine que a vida pregou uma peça em você. Quem sabe você ainda carrega no seu coração as feridas do abuso sexual, marcas de um pai ausente, da rejeição das pessoas ao seu  redor, de anos perdidos em depressão, tentando alcançar um sucesso e uma prosperidade que nunca chegou, ter um sonho de se casar e não consegue . Quem sabe você olha no espelho hoje e vê uma aparência que não é a que você sonhou ter, vê como Lia um casamento que não foi o contos de fada que você imaginou. 

Quem me conhece a fundo  sabe da  minha trajetória com o meu pai  “ mulherengo”, e o quando até hoje a minha família sofre por  isso. No meu corpo existe uma marca dessa deficiência do  meu pai, tenho  um  pé deformado, devido a uma discussão dos meus pais quando  eu estava na barriga da minha mãe e assim ela teve um derrame e o derrame passou para o meu pé....Pra honra e glória do Senhor anda normal, calço, corro, pula, faço tudo. Até hoje sofro por isso, por ter dificuldade de comprar sapatos...Sempre amei meu pai, ele é tudo na minha vida, mais por todo esse amor que eu tenho por ele não sou 100% livre dessa dor, de carregar no meu corpo uma  “marca”.Me lembrei de um momento onde Deus usou APOSTOLA MÉRCIA  pra ministrar cura e libertação da raiva que eu sentia do meu pai....e foi tremendo!!!Aleluias
Será que apesar dos infortúnios da vida você pode orar com fé e dizer “Pai, obrigado porque o Senhor me ama, o Senhdor não errou ao escrever a minha história! Obrigado porque tu és a maior alegria da minha vida!”. Não importa o seu passado, não importa há quantas décadas você carrega uma amargura. Permita que esse poder de Deus te cure hoje, permita que o seu coração seja invadido pela unção de alegria e contentamento que estava sobre a vida de Lia.
Assim como Deus fez com Lia, Ele também têm te honrado, mesmo diante de uma história que não foi a que você imaginava. Você consegue detectar essa honra de Deus na sua vida? Consegue ver algum dom, uma característica sua que de alguma maneira te faz um um destaque? Pois tenha consciências que nas grandes e nas pequenas situações o Senhor têm te honrado diante dos homens que te desprezam, e vai continuar .

                              As “Lias” de hoje (extraido do site novotempo.com)
  Há incontáveis “Lias” pelo mundo. Aquelas que sofrem pela falta do amor de seu companheiro, do seu pai, de seus amigos. São mulheres desprezadas por sua falta de beleza exterior, usadas por sua posição social ou por sua inteligência.
Um desprezo que as faz se sentirem sozinhas. Mas não estão. A história de Lia ensina que Deus sempre vê nossas aflições e nos ajuda a passar por cada uma delas, honrando, dando alegria e força.
Lia não desistiu. Ela enfrentou tudo aquilo porque amava seu marido. Raquel morre antes dela (Gênesis 35:19) e Deus lhe dá mais essa vantagem: viver mais tempo ao lado de seu amado.
Não desista no meio do caminho, mesmo com tanto sofrimento e desprezo. Deus não se esqueceu de você, Ele só está esperando o melhor momento de agir e de honrar a sua vida.

Um comentário:

  1. Saudações a todos neste fórum do blog, quero contar tudo sobre um avanço financeiro que o Sr. Pedro me ofereceu para passar quando estava morrendo de fome com meus negócios e família durante a pandemia CoVid19. Eu me deparei com o Sr. Pedro no Blog Spot por alguém o recomenda para quem procura empréstimo que fiquei tão empolgado e fiquei motivado para estar nessa posição de liberdade financeira, pois minha família estava morrendo de fome, entrei em contato com o Sr. Pedro no que é o aplicativo que eu disse Ele, minha história de vida sobre a situação financeira, ele me envia um formulário de inscrição para preencher meus detalhes que eu fiz depois que ele me envia contrato de empréstimo, então eu o encaminhei ao meu advogado para dar uma olhada e me aconselhar sobre como fazer isso depois depois Assinei o contrato de empréstimo após o fato de meu empréstimo ter sido aprovado algumas horas atrás, entre em contato comigo para transferir fundos e as cobranças que eu preciso limpar no balcão do banco, limpei as acusações que recebi meu empréstimo no dia seguinte que limpei as cobranças do banco, então Foi muito bom trabalhar com o Sr. Pedro e agradeço a grande parte da ajuda que ele me deu que realmente ajudam minha família a partir da fome. Entre em contato com o Sr. Pedro por e-mail: pedroloanss@gmail.com porque ele está sempre ocupado, mas eles também têm algum outro colega de equipe profissional trabalhando com ele, mas eu recomendo o Sr. Pedro para quem procura ajuda financeira.

    ResponderExcluir