quinta-feira, 15 de março de 2012

EVA - O Poder de uma fantasia

(Texto Gênesis 3:1-7)
Primeira Cena – Eva tinha a mesma sensação de muitas crianças ou adolescentes de que não podem fazer nada, só por causa de uma simples proibição de seus pais. Ela podia comer de todos os frutos de todas as árvores do Paraíso, apenas de uma árvore ela não podia. Mas na mente dela vinha o desejo sobre aquela única fruta em que ela não podia comer. Eva estava intediada mesmo estando no Paraíso. É errado desejar aquilo que não se pode, aquilo que não se tem, é focar naquilo que nos parece dar errado em nossa vida ao invés de agradecer por tudo o que se tem.
Segunda Cena – Eva escuta e responde a serpente, mas ela não responde como Jesus repondeu quando foi tentado, dizendo  - assim está escrito - . Ela diz uma verdade sem precisão, respondendo à serpente que Deus havia dito que não devia comer e nem tocar no fruto daquela árvore. Mas DEUS não tinha falado que não podía tocar. Ouvindo isso a serpente viu que Eva não se lembrava direito do que DEUS havia dito e então aproveitou para argumentar - Não Eva, não é bem assim!! Não é que Deus não quer que vc coma, apenas Deus sabe que se vc comer vai ter discernimento entre o bem e o mal assim como DEUS - .
Terceira Cena – Além de não agradecer pelo que se tem, também é errado querer ser outra pessoa, querer ser como DEUS, querer ter a vida de outra pessoa. Eva morava no Paraíso mas ela quería mais para sua vida. Queria ser inteligente e viu naquele simples fruto o poder para transformar toda sua vida e fazê-la feliz. Como se num passe de mágica uma simples mordida e tudo estaría perfeito. Não existe uma tacada de mestre que possa nos fazer feliz. A felicidade não vem por uma coisa grandiosa que vc faz uma vez na vida, ela é conseguida através de pequenas coisas que fazemos todos os días.
O erro de muitas mulheres é não olhar em volta e agradecer por tudo o que DEUS lhe proporcionou na vida. É dar importancia apenas àquilo que não podem ter e por isso se sentem frustradas. Querem mais da vida.
Um dos grandes pecados das mulheres são as novelas, os romances. Estes são piores que filmes de terror e violência, pois sempre tem uma personagem linda com quem a mulher se identifica. Esta geralmente é casada com um idiota, que não dá o devido valor àquela mulher. Daí aparece o GALÃ…forte, musculoso, um pão. Gentil, romântico, pronto para resgatá-la da vida horrível que ela vive e está disposto a enfrentar tudo e até morrer por ela. A TV nada mais é do que a projeção das nossas fantasias que nunca se realizam na vida real. A FANTASIA é a construção de uma vida ideal na nossa mente e que nos desconecta da vida real. Quando colocamos uma fantasia em nossa cabeça não há quem nos convença do contrário. Ela é poderosa. Na novela aquela mulher, mesmo sendo uma manicure tem uma casa linda decorada pela Tok&Stock e vc na vida real tem coisas das Casas Bahia. E vc então não quer a sua vida, vc quer a vida que aquela mulher da novela tem.
Muitas mulheres pensam que se comprarem aquela bolsa, aquele sapato, ou aquele vestido serão felizes. Elas não compram o produto, mas sim o que aquele produto significa. Elas querem ter a vida de outra pessoa. A vida que parece ter aquela mulher que fez a campanha de marketing do produto.
A felicidade não é o lugar onde se chega, mas o jeito como se vai.
Quarta Cena -  Depois de Eva fazer o que ela pensou ser muito bom para sua vida veio a consequência. Ela abriu os olhos, ou seja, a fantasia caiu por terra e ela viu-se nú e escondeu-se, sentiu-se culpada. Quando nos sentimos culpados nos sentidos nús.
Para sermos felizes temos que buscar conhecimento de DEUS através de sua palavra para conseguirmos alcançar um coração descansado Nele. A felicidade é isso, não são as circunstâncias de nossa vida que importam mas em quem depositamos nossa confiança.
Que DEUS as abençoe grandemente.
Fonte: Mensagem do Pr. Marcelo Gomes do dia 07/03/2012 na reunião das mulheres da IPI - Igreja Presbiteriana Independente de Maringá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário