quinta-feira, 15 de março de 2012

Sarai - Nosso desejo de ter o controle!!

(Gênesis 16:1-11)
Sarai era uma mulher estéril, ou seja, não podía ter filhos. Mas, numa altura da vida, onde ela se encontrava já com certa idade, acabara por se conformar com a situação e vivía bem com seu esposo Abrão sem terem filhos. Mas, Deus tinha planos para ela e seu esposo. Deus prometeu que Abrão seria o pai de uma grande nação, que seus descendentes seriam como as estrelas do céu, incontáveis. Por isso DEUS mudou o nome dele para Abraão.
A partir do momento em que Sarai toma conhecimento da promessa de DEUS sua vida já não é mais a mesma. Ela agora não tinha mais paz, pois andava ansiosa pelo dia em que seria mãe. O que deveria ser uma benção na vida dela acabou se tornando motivo de desespero, ansiedade e preocupações. Como pessoas podem ser capazes de transformar coisas boas em pesadelos? Assim era Sarai, afinal já haviam se passado dez anos depois da promessa de DEUS e ela ainda não tinha ficado grávida. Foi então que, tomada pela ansiedade, ela decidiu tomar o controle das coisas nas suas mãos e fazer acontecer o que ela desejava usando seus próprios meios, ela não podía mais esperar o tempo de DEUS. Quando DEUS promete, Ele cumpre, mas é no tempo Dele e não no nosso.
Agora a preocupação de Sarai era: Como resolver o problema criado por DEUS? O primeiro passo de quem toma o controle é persuadir as pessoas  e convencê-las a fazer o que se quer. 
Sarai tinha uma serva egípcia chamada Hagar, que era bem mais nova que ela e ainda estava em idade fértil, logo ela pensou que esta poderia gerar um filho do seu esposo Abrão e enfim através da sua serva ela realizaría seu sonho de ser mãe. Convenceu seu esposo falando-lhe que talvez ele não tivesse entendido direito a promessa de DEUS, talvez o filho que ele teria não seria gerado por ela e que seria bom que sua serva tivesse o filho em seu lugar. Depois convenceu Hagar que concordou e logo depois engravidou.  
O que acontece logo depois que se têm o controle é que se perde o controle. Sarai achou que sua serva daría a luz ao filho e então ela seria mãe por meio de sua serva e que esta simplesmente desapareceria de cena totalmente. E finalmente o problema estaría resolvido. Sarai confiou em sua serva. Mas não foi assim que aconteceu, pois quando sua serva engravidou, esta descobriu que não era uma coisa, que tinha sentimentos e passou a desprezar Sarai, sua senhora. Não podemos confiar nas pessoas.
Agora Sarai estava amargurada e depressiva, pois tinha perdido o controle totalmente. Quem estava no controle desta vez era Hagar.
Nunca devemos reclamar e murmurar seja qual for a situação que estejamos passando pois tem sempre alguém que daría tudo para estar em nosso lugar. Não conte seus problemas para todo mundo. Se encontrar sua vizinha na calçada não a atormente com seus problemas, ao invés disso abençoe a vida dela com boas palavras. Se estiver infeliz com alguma circunstancia da vida, ore.
Logo depois de perder o controle o próximo passo é murmurar e procurar culpados. Sarai jogou a culpa no seu esposo e murmurou contra ele fazendo-se apenas sofredora. Seu esposo devolveu a responsabilidade para ela e disse:  ̶  A serva é tua, faça com ela o que desejar. E tendo ela o aval de seu esposo, maltratou tanto a sua serva que esta fugiu para o deserto ainda grávida. Hagar também perdeu o controle e não tinha outra saída senão fugir.
Esse controle que achamos que temos é pura ilusão, na verdade ninguém tem o controle das coisas porque quando lidamos com pessoas as consequencias nem sempre são as esperadas, pois os sentimentos das pessoas mudam com muita facilidade.
Hagar fugiu e assim nós nos sentimos muitas vezes querendo fugir, sumir, desaparecer quando percebemos que não temos mais o controle. Foi então que, lá no deserto, um anjo apareceu na vida de Hagar. Deus compadeceu-se do sofrimento dela. O anjo mandou que ela voltasse e se submetesse a sua senhora com humildade e que se assim o fizesse sua descendencia seria grandemente abençoada. Ela fez o que o anjo mandou e então DEUS cumpriu o prometido.
A consequencia disso tudo é uma briga, uma guerra, uma disputa que não acaba nunca entre os judeus (descendentes de Isaque – filho de Sarai que veio no tempo de DEUS) e os Árabes (ao que tudo indica – descendentes de Ismael, filho de Hagar).
Devemos submeter-nos a DEUS, às autoridades e a nosso esposo que foi colocado por cabeça do lar, sabendo que não há nenhuma autoridade que não tenha sido estabelecida por DEUS. Muitas mulheres dizem:  ̶  Eu nasci para ser mãe!!! Mas não é verdade. Nenhuma mulher nasce para ser mãe, ela nasce para ser filha. Filha primeiramente de um DEUS todo poderoso.
Você não é boa mãe, não é boa filha, não é boa esposa, não é boa nada. Só quem é bom é DEUS e é por meio dele que podemos ser boas, é Ele quem nos faz assim por meio de seu filho Jesus que nos purifica de todos os pecados. Nossos atos de justiça são, trapos de imundícia, são desprezíveis para DEUS. Por isso seja qual for seu problema descance, só faça o que DEUS mandar, ore, peça sabedoria a DEUS e não assuma o controle.
Deus a abençoe.
Fonte: Mensagem do Pr. Marcelo Gomes no culto das mulheres dia 14/03/12 - IPI Marringá

Nenhum comentário:

Postar um comentário