terça-feira, 30 de outubro de 2012

A MULHER QUE TOCOU AS VESTES DE JESUS

(Marcos 5: 24-34)

O texto fala sobre uma mulher hemorrágica que tocou as vestes de Jesus para ser curada. Ela foi uma mulher de muita fé e ousadia, características que a distinguiram dentre as mulheres da sua época. Este é um texto muito conhecido e já deve ter estimulado a nossa fé em algum momento. Com ela aprendemos alguns princípios sobre a fé:
1. Sua fé foi colocada na Pessoa certa. Charles Spurgeon disse, num dos seus livros, que não é uma grande fé que salva, mas uma fé verdadeira colocada na pessoa certa. Vivemos numa sociedade bastante crédula; as pessoas crêem em tudo. Todavia, nem sempre canalizamos nossa fé na direção correta. Pessoas confiam em tudo que lhes é “recomendado”: acreditam em pedras, em plantas, em números que lhes garantam propostas positivas. Um fenômeno comum que vemos é a inter-religiosidade, quando a pessoa administra em seu coração várias confissões religiosas distintas, que embora sejam conflitantes do ponto de vista doutrinário, para a pessoa que nelas crê está tudo bem. Quando você crê em alguém, você se entrega e confia nessa pessoa. Contudo, à medida que essa pessoa desaponta, a sua fé desmorona junto. Aí você sofre e passa a não acreditar em mais nada e ninguém. O problema não é se você voltará a ter fé ou não. A pergunta é se você redicionará a fé para o lugar correto. Essa mulher sofria há 12 anos com fluxo de sangue e já havia gasto toda as suas riquezas com médicos sem nada conseguir. Onde se dizia que havia uma solução para seu problema, ela ia atrás e bancava o que fosse preciso, sem chegar a lugar algum. Até que ela colocou sua fé na Pessoa certa.  Jesus age como quer, quando quer, onde quer e o quanto quer. Uma vez curou um cego em duas etapas. Às vezes pensamos que Jesus age apenas em determinados lugares, na igreja, por exemplo. Mas por que Ele não agiria dentro da sua casa? Ele nem sempre faz uma cura imediata. Você quer uma cura instantânea para o seu casamento? Ele pode usar a forma que quiser e fazer essa cura paulatinamente. Nós é que queremos solução completa e imediata para nossos problemas. Mas depois que Ele age, nossa vida muda por completo. Você pode perguntar: mas e o compromisso de oração, eu oro e não acontece nada? Compromisso de oração é uma benção se você entender que está orando a Jesus. Se você acha que é uma mística do lugar e das pessoas, não vai dar certo. É Jesus! Toda glória para Ele.
2. Sua fé foi acompanhada de decisões corajosas. Às vezes confundimos fé com acomodação: entregamos para Deus, mas não fazemos aquilo que precisamos fazer. Queremos a restauração do nosso casamento, mas não queremos perdoar. Queremos ter vida financeira mais abastada, mas não queremos contribuir e nem usar recursos à luz da Palavra. Queremos ter saúde, mas não queremos abrir o coração para uma cura emocional que Deus pode operar. Aí, jogamos nas mãos de Deus: “Senhor resolve”. E não damos passos no sentido de colocar a vida e a casa em ordem. O texto diz três coisas importantes: a) A mulher ouviu falar de Jesus e o procurou. A fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus. A palavra vai produzir fé; b) Ela aplicou o que ouviu na prática. Passou a dizer para si mesma: se eu tão somente tocar as suas vestes ficarei curada; c) Quando decidiu tocar as vestes de Jesus o fez com ousadia e coragem, porque, por estar com sangramento, não podia nem mesmo estar num lugar onde outras pessoas estavam. De acordo com a religiosidade da época, ela era considerada impura, tinha que ser tirada do arraial, só voltando depois de estancado o sangramento. Se alguém descobrisse que ela estava ali, impura, podia ser até apedrejada. Do que você tem medo quando você vai buscar a Deus? Quais são os obstáculos você tem enfrentado e a têm vencido nessa busca? Essa mulher tinha vários obstáculos, mas foi superando cada um deles e tocou nas vestes de Jesus. O que nos impede que levantemos todos os dias e oremos consistentemente ajoelhados ao lado da nossa cama? Não é obrigado orar ajoelhado, mas... é! Oração tem a ver com entrega, contrição, com profunda convicção da presença do poder de Deus. Posso orar em qualquer momento do dia a dia, mas não apenas assim. É como no casamento, se as conversas são apenas de passagem, sem diálogo profundo, isso vai dar certo? Diálogo é tempo de qualidade, onde a gente fala, mas também ouve. Então, quando oro preciso me ajoelhar, porque estou falando com o Rei e preciso calar um pouco. Dirigindo, xingando o motorista vizinho, eu não consigo fazer isso. O que está atrapalhando de termos vida consistente de oração?
3. Sua fé foi transformada em testemunho abençoador.  Quando ela tocou a veste de Jesus, dEle saiu poder. Interessante que ela estava vazando sangue e quando toca em Jesus, dEle vazou poder. O vazamento do poder dEle estanca o vazamento do sangue dela, como se, naquele instante tivesse havido uma troca. Acontece uma troca como em Mateus, quando Jesus diz: “tomem o meu jugo, vocês passam o jugo de vocês que é pesado e eu lhes dou o meu que é leve”. É curioso, incontinente e forte. Quando Jesus toca em nós, vamos tendo mais dEle e Ele vai tendo mais de nós. Nossa vida fica leve e começa a ter outro brilho. Vários textos na Bíblia dizem que Jesus sabe tudo o que vai no nosso coração antes mesmo de dizermos. Jesus já sabia quem tinha tocado nEle e mesmo assim pergunta quem o tinha tocado, parecendo que queria expor a mulher. Onde Jesus queria chegar? No Antigo Testamento alguém impuro não poderia nem encostar em outra pessoa, porque esta ficaria igualmente impura. Se fosse você, teria coragem de se manifestar? Se ela tivesse saído dali do jeito que chegou, o milagre teria acontecido do mesmo jeito. Todavia, hoje não estaríamos falando sobre isso. Mas quando a mulher se manifesta e diz tudo que aconteceu, todos puderam glorificar Deus pelo modo como Jesus agiu na vida dela. “Agora sim você pode ir em paz, a sua fé te curou”. Você quer a solução de Deus para o seu problema, para você ficar sem ele ou pra você testemunhar a respeito do Seu poder e glória? Qualquer pessoa dirá que é a segunda questão. Mas Deus conhece o seu coração e também se lembra do último milagre que você recebeu...

Mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Gomes no culto das mulheres da 1ª IPI - Maringá, dia 10/10/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário