terça-feira, 7 de janeiro de 2014

A vida de Pedro: Lições sobre alcance


(Atos 5:12-16)

“Todos eram curados”. Todos os que vinham ou todos os que ficavam à sombra de Pedro? Essa é uma discussão antiga. Não há consenso sobre o assunto. As pessoas levavam os doentes para o caminho, a fim de que a sombra de Pedro ficasse projetada sobre eles. Na verdade, não importa se a sombra curasse. Este não é o tema da nossa reflexão. O que chama atenção é a sombra de Pedro ser mencionada. Importa a soberania de Deus, Ele faz do jeito que quer e quando quer. Para Ele não há impossíveis. Assim como as curas de cegos realizadas por Jesus, que foram feitas de várias maneiras. Esse tipo de discussão sobre a maneira certa de obter um milagre não é espiritual, mas superstição. Há algum tempo, começamos a ouvir no mundo evangélico a expressão “oração forte”. Também não importa se as nossas orações são fracas ou fortes. Importa é que Deus as ouça. “As nossas orações são fracas e pobres. Contudo, não importa que as nossas orações sejam fortes. Importa que Deus as ouça” (Karl Bart). Porque quando Deus ouve orações, elas são atendidas. E Deus sempre ouve orações.

Pensando na sombra de Pedro, podemos aprender três lições muito simples:

1ª. A sombra de Pedro era a sua presença onde ele não estava. A nossa sombra funciona como nossa presença naquele espaço que não estamos ocupando. Um prédio colocado num determinado terreno na rua, pode ter a sua sombra projetada na rua toda. A minha sombra também é capaz de ocupar espaços que eu não posso. Se sol estiver por trás de mim, ela pode ficar projetada sobre uma piscina por exemplo. Talvez colocassem os doentes onde passava a sombra de Pedro por não alcançarem a ele próprio... Então, a sombra de Pedro funcionava como uma extensão sua onde ele próprio não podia alcançar. E a minha sombra, onde pode alcançar? Onde Deus está usando a minha vida e eu nem estou? A oração pode ser como uma sombra, que toca lugares onde fisicamente não posso ir. A oração missionária ocupa espaços que eu não posso alcançar; oração por filhos, quando saem de casa, ou pelo marido que sai de viagem e não posso ir junto. Precisamos orar mais para que a nossa vida tenha um alcance maior, que vá além da nossa vida física.

2ª. A sombra funciona como alívio, proteção, refresco. Quem está caminhando há muito tempo debaixo do sol quente e, de repente encontra uma sombra, sente grande alívio no meio do deserto! No meio do deserto, tudo o que desejo é sombra e água fresca. O sol quente da vida, dos nossos problemas... Existem pessoas que funcionam como palito de fósforo no sol quente da nossa vida. Estamos queimando e essas pessoas nos queimam ainda mais. Não quero ser assim! Quero ser alívio na vida das outras pessoas, como sombra em terra seca.

3ª. Só produz sombra quem anda na luz, não na escuridão. Pedro tinha sombra porque andava na luz. Aí vemos a importância de andar na luz. Andar na luz significa que as pessoas que andarem à nossa sombra saberão que só desfrutaram de uma sombra porque há uma luz que brilha em nós – a sombra espiritual é o reflexo de Deus brilhando na nossa vida, a Sua presença. Às vezes, quero ajudar, ser uma benção, ter uma vida relevante, mas continuo desanimado, prostrado e no ostracismo de uma vida sem brilho. Não entendo o que está acontecendo comigo. O que está fazendo falta é essa luz! Ninguém será benção na vida de ninguém se não andar na presença de Deus! Antes de querer resolver um problema, preciso buscar a presença de Deus. Preciso buscar à Deus sempre, não apenas na hora da necessidade. E o que Ele fizer na minha vida, um milagre ou uma solução, será uma consequência...

“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.” Salmo 91:1
 
Mensagem do Pr. Marcelo Gomes no culto da mulheres-IPI Maringá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário