terça-feira, 17 de março de 2015

Você é tao importante assim?

 (II Res 5:1-14)

Todos nós conhecemos pessoas que pensam exageradamente bem a respeito de si mesmas. É muito ruim estar perto de alguém que gosta tanto de si mesmo, que é o bom em tudo, sabe tudo e é perfeito em tudo. Quanto mais uma pessoa se propagandeia, tanto mais irrita as outras. Mas então, não importa quão grande e importante você se ache, Deus permite que você passe por situações que não esperava passar. A maior luta de Naamã não foi contra a lepra, mas contra o que a lepra significava na sua vida. O texto começa dizendo que ele era honrado e respeitado. Conduzira a Síria em muitas experiências de vitória nas batalhas e nas guerras. A bíblia diz que o grande guerreiro ficou leproso e teve como maior desafio não tanto a lepra, mas as lições que esta o ensinava:
1. Ninguém é tão importante que não possa ficar mal. Ninguém tem a vida tão boa, tão correta que não possa passar por luta. Ninguém é tão valioso que não possa ter dificuldade. Ninguém é tão especial que não possa passar pelo deserto da vida. Naamã era grande aos olhos de sua nação, mas ficou leproso. Não importa quão longe a gente chegue na vida, nunca haverá um momento em que estaremos isentos das dificuldades. Essa é uma fantasia que nunca se realiza. Você é uma boa pessoa, mas pode passar por lutas. Você é crente em Deus, mas pode passar por um deserto. Você busca a Deus, mas, de repente, a vida sai do trilho. Faz parte da vida, talvez porque Deus queira revelar algumas coisas ao seu coração. A ideia é não reclamar das lutas, mas enfrentá-las com coragem. Não ficar lamentando, mas pedir sabedoria a Deus. “Senhor, o que esperas de mim numa hora como essa? ”
2. Não importa quão grande você seja, sempre pode receber ajudas improváveis. Uma menina israelita trabalhava como escrava na casa de Naamã. Compadecida por ver a doença de Naamã, um dia diz à patroa: “Se o meu senhor conhecesse Eliseu, um profeta que vive em Israel e que serve o Deus vivo e verdadeiro, a vida dele seria outra. Ele seria curado de sua lepra”. É típico do ser humano desprezar os conselhos de pessoas em posição social inferior. Talvez essa mulher tenha precisado superar algum preconceito para acreditar nessa menina, que era rica por conhecer o Deus vivo e verdadeiro. Mas, incrivelmente, aquela patroa a ouve e conta ao seu marido, que também acredita na menina. Naamã vai falar com o rei, que também acredita. Ninguém é tão grande que não possa receber ajuda dos lugares mais improváveis. Não importa quanto dinheiro ou estudo você tem, quantas batalhas nessa vida você já ganhou. Ouça quem Deus está mandando falar com você, em nome de Jesus! Pode sair coisa boa daí. Se você tem sido vítima do seu orgulho, prepotência, arrogância, peça a Deus tirar isso do seu coração. Deus tem colocado gente dEle perto de você, gente que pode abençoar a sua vida e fazer diferença no seu coração. Às vezes, é gente simples e humilde que não teve as experiências de vida que você já teve, mas pode ser boca de Deus na sua vida. 
 
3. Ninguém é tão grande e tão bom que não possa se sentir impotente em algum momento da vida. Naamã conta o que ouviu ao rei sírio, que escreve uma carta ao rei de Israel, enviando Naamã para ser curado da lepra. Quando o rei de Israel lê a carta, se desespera e faz um escândalo tão grande, que a notícia chega até Eliseu. Este pede que enviem o homem até ele, para que todos saibam que existe profeta em Israel. Interessante que, um homem do campo como Eliseu tem menos sentimento de impotência que o rei da nação. Talvez você esteja vivendo um momento de absoluta impotência hoje. Você quer tanto que sua família vá para um caminho, mas ela está indo para outro e você não consegue mudar isso. O sentimento de impotência é o sentimento com o qual a gente mais lida na vida. Queríamos tanto que a vida fosse de um jeito, mas ela acaba sendo de um jeito bem diferente. 
4. Ninguém é tão importante que não possa ser tratado sem pompa ou cerimônia em algum momento da vida. O rei manda Naamã e toda sua comitiva até Eliseu, que apenas envia um menino até eles para dizer a Naamã tomar sete banhos no rio Jordão. Naamã era importante. Fica furioso, pois esperava que Eliseu fosse encontrá-lo pessoalmente e fizesse todo um ritual para invocar a Deus... E Eliseu o manda tomar banho? Deus usou Eliseu para tratar Naamã de um jeito que ele não estava acostumado. É complicado quando alguém não tem postura de servo. Deus nos ensina que não somos tratados do jeito que gostaríamos ou como achamos que merecíamos. Importa que, no final, Deus faça a obra que Ele quer fazer em nossas vidas.
5. Ninguém é tão importante que não possa ceder.  Naamã, que não faz o que Eliseu diz, vai embora. É então que seus servos lhe falam: Se o profeta tivesse pedido algo difícil o senhor não faria? O homem te pediu para tomar banho, só isso.” Naamã ouve os servos e concorda. Nós somos assim. Temos disposição para fazer coisas difíceis e escorregamos nas simples e fáceis. A maioria das curas estão relacionadas a questões simples, que resolveríamos pedindo perdão, perdoando, conversando. Mas nisto tropeçamos. Sempre teremos muita dificuldade com a graça de Deus porque Ele não nos pede nada difícil. Seu Filho Jesus Cristo fez o sacrifício, pagou um alto preço foi lá e tudo o que nos oferece é de graça. Naamã tomou os banhos e no sétimo ficou limpo. Talvez Deus queira que você vá até o final. A sua história ainda não acabou. Você ainda não tomou o sétimo banho. Continue, continue batalhando. Está cansada? O Senhor há de renovar as suas forças. Continue lutando até o fim!

Mensagem pregada pelo pastor Marcelo Gomes no culto das mulheres da IPI Maringá do dia 05/11/2014.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário