terça-feira, 22 de maio de 2012

Rute: Decisões sábias na hora difícil!

(Rute 1:1-9, 6-17)

Rute, uma moabita que nos ensina a arregaçar as mangas e seguir a vontade de Deus, mesmo nas horas difíceis. As famílias em Israel dependiam da terra. Na época de seca, a lavoura não produzia e as pessoas passavam por períodos de grande fome. Muitos deixava sua terra para viverem em outros lugares. Você já teve algum apego ao lugar onde mora? Existem lugares especiais para algumas pessoas e deixá-los é uma atitude muito difícil e dolorosa. Em Israel, esse tipo de preocupação era ainda maior, porque a terra havia sido dada por Deus. Como é difícil quando fazermos tudo certo, conforme a vontade de Deus e, ainda assim, o resultado não sai como gostaríamos que saísse. Quando fazemos errado, por mais que não gostemos do resultado, até entendemos. As famílias de Israel tinham que lidar com esse tipo de revés quando a fome se estabelecia. E, para essas famílias, era como se elas estivessem saindo do plano de Deus, abrindo mão deste plano para viver outra história. E assim fez Elimeque. Saiu com sua família de Judá e foi morar numa terra estrangeira, Moabe. Seus dois filhos casaram-se com moças moabitas, Orfa e Rute. Passado o tempo, morreram Elimeleque e seus dois filhos. Noemi ficou com as duas noras, todas viúvas, numa época em que mulher só era gente se tivesse pai ou marido. As três mulheres ficaram desprotegidas. Um dia Noemi decidiu voltar para Judá, mas como não tinha perspectiva, não quis levar as duas noras. Como eram jovens, poderiam casar-se novamente e reconstruírem a vida.
1. Na hora difícil não seja egoísta. Orfa concorda e volta para sua família. Rute não quis voltar e sua convicção produziu uma das pérolas mais lindas das histórias de declarações de amor que já foram feitas. Respondeu à sua sogra: “não insistas para que eu te deixe; aonde fores eu irei, onde morreres morrerei e ali serei sepultada; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus e que o Senhor me discipline com todo rigor se outra coisa que não a morte me separar de ti”. Rute não era egoísta. Não pensava só em si, tinha valores em seu coração que ultrapassavam suas próprias necessidades. Órfa era normal, percebeu que precisava cuidar de si. Rute era do tipo que não olhava apenas para si. Por mais que a hora difícil falasse para cuidar de si, ela não fez isso. Na hora difícil, pensamos em nós, qualquer pessoa faria isso, mas Rute não era qualquer pessoa. Já era uma mulher de Deus e com princípios diferentes em coração. Quando ela disse “o teu Deus será o meu Deus”, ela sabia que Deus era esse. A hora difícil diz para pensarmos em nós mesmos, mas quando Deus é o centro da nossa vida - e não o nosso “eu” – é o momento de investirmos nos nossos relacionamentos, nos unirmos aos que estão ao nosso lado, termos unidade, porque quem vai à frente nessa hora é o nosso Deus. Seu casamento não está indo bem? Não é hora de separar! Seu filho está te dando desgosto? Não é hora de abandoná-lo! A amiga está dando desgosto? Não é hora de romper com ela! E Noemi não era fácil, estava tão angustiada que chegou a mudar seu nome de Noemi para “Mara”, que significa pessoa amarga. Mas Rute não era do tipo que diz “vou me distanciar de pessoas amargas e cuidar de mim”. Ela era do tipo que diz “Deus vai cuidar de nós”.
2. Na hora difícil arregace as mangas. Elas voltam para Judá, e Rute começou a trabalhar numa plantação, pegando o que os trabalhadores deixavam cair no chão. Quando a colheita era feita, o que caia no chão não podia ser colhido; era para os pobres recolherem para ter o que comer. Na hora difícil temos que arregaçar as mangas. Quando deprimidos, queremos ficar num quarto escuro, deitados e sozinhos. Isso só faz piorar as coisas. Hora difícil exige que façamos mais do que fazíamos, é a hora de surgirem a criatividade e as oportunidades. A palavra crise tem dois significados: problema ou oportunidade. Na crise encontramos novos caminhos. Rute foi trabalhar e descobriu que Deus foi à sua frente, pois Boaz, o dono da propriedade, a olha com interesse e pede para que os trabalhadores a ajudarem. Quando arregaçamos as mangas, Deus sempre põe alguém dele para nos ajudar, abrindo porta que não imaginávamos.
3. Na hora difícil saiba ouvir. Quando Rute volta pra casa, conta para Noemi que trabalhou numa propriedade de Boaz. Noemi fica muito contente e diz que ele é meio parente dela, e que talvez ele seja o resgatador da sua família. Israel tinha uma legislação interessante: quando uma mulher ficava viúva e sem filhos, um membro da família do marido tinha obrigação de resgatá-la, casando-se com ela e tendo filhos, não para deixar descendência para si próprio, mas para o outro. Noemi começa a arquitetar um plano, para que Boaz ficasse interessado por ela e a resgatasse. Rute obedece, aceita a orientação. Na hora difícil é preciso ouvir os outros. Não seja orgulhosa. A Bíblia diz que “é na multidão de conselhos que mora a sabedoria”. Você está vivendo uma hora difícil? Aceite conselhos.
4. Na hora difícil não perca e esperança. Rute vai até Boaz e lhe diz que talvez ele seja o seu resgatador. Mas ele diz que não, pois existe outra pessoa na frente. Rute o escuta e pergunta o que ela tem de fazer. Então ele vai conversar com o provável resgatador e, caso este renunciasse ao resgate, Boaz assumiria. E foi o que aconteceu. Aprendemos quatro lições com Rute: 1º, ela não deveria ser egoísta e não o foi; 2º, não deveria ser preguiçosa e não o foi; 3º, não deveria ser orgulhosa e não o foi; e 4º, Rute não deveria perder esperança e não perdeu. Ao contrário, nos ensinou que de Deus podemos esperar sempre o melhor: depois de tanto sofrer, casou-se com um membro da elite do povo de Deus. Com ele teve um filho, Obede, que foi pai de Jessé, e este, pai de Davi. Essa moabita que estava fora do plano, agora era bisavó do rei Davi. Deus tem algo para você, que você não imagina. Na hora difícil, não perda as esperanças. Na hora difícil, talvez não seja uma saída do roteiro, mas uma entrada no roteiro.

Mensagem pregada no culto das mulheres do dia 09.05.2012 pelo Pr. Marcelo Gomes da 1ª IPI de Maringá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário