quarta-feira, 12 de setembro de 2012

ESTER: UMA MULHER DE DESTAQUE

(Ester 2:1-9)

Ester tinha sido levada para a Pérsia junto com alguns judeus. À época reinava na Pérsia e dominava o mundo, o poderoso rei Xerxes. Um dia ele fez uma grande festa para mostrar a grandeza do seu reino. Tinha ele muitas concubinas,mas de quem ele mais gostava era a rainha Vasti. No final da festa, mandou que ela viesse e dançasse para os seus convidados. Ela recusou sua ordem e então ele resolveu escolher outra rainha dentre as virgens da região. As moças somente seriam apresentadas ao rei depois de passarem por um tratamento de beleza, tendo elas o direito de usarem qualquer tipo de jóias e bijuterias para ficarem bem lindas. Ester era uma dessas moças. Só que ela, ao se apresentar ao rei não fez uso de nenhum adorno, apenas se vestiu e arrumou seu cabelo, apresentando-se com simplicidade, como de fato ela era. Ester conquistou a simpatia e o coração do rei e foi eleita, pois nela havia algo de especial. Com ela aprendemos algumas lições que nos ensinam a ser uma mulher de destaque, uma mulher que conquista com simplicidade.

Ester causou boa impressão – era atraente, apesar de simples. Na sociedade em que vivemos as mulheres têm sido cada vez mais cobradas para serem atraentes fisicamente. Ester fugiu deste padrão. Lógico que queria causar uma boa impressão ao rei. Mas ela se mostrou atraente sem ter se vestido com tecidos finos como as demais, sem ter se pintado e enfeitado como as demais. Ser atraente significa muito mais do que chamar a atenção das pessoas. O que conquistou e cativou o rei foi sua simplicidade. Diz um ditado popular que, por trás de um grande homem sempre tem uma grande mulher. Existem mulheres que querem estar à frente do homem. Um homem só é grande quando existe uma grande mulher dentro do seu coração. Vocês devem se cuidar, mas antes de estarem nos olhos dos seus maridos, estejam dentro do coração deles. Ser atraente é ser bonita de dentro para fora. A preocupação de hoje é inversa, pois coloca a beleza externa antes da beleza interna. Por fora bela viola por dentro pão bolorento. Isso reflete o que muitos tentam passar para os outros, aparentando beleza, caráter, dignidade que não têm. Prov. 15:13 bem diz que o coração alegre aformoseia o rosto. Quando seu coração, seu interior está bem, a sua estética fica bem. Como está o seu coração? Suas emoções? Seus sonhos, seus projetos? Suas alegrias? Suas dores? Ser atraente é ser bonita de dentro para fora. Ser atraente é ser sábia. A Bíblia diz que a mulher sabia edifica sua casa, mas a tola a destrói com as próprias mãos. O pastor Marcelo escreveu no livro “Sabedoria para viver e ser feliz” que cada um de nós tem que definir quem é para os outros. Nós lutamos entre a reputação e a fama. O que é melhor ter, glória ou credibilidade? Quantas mulheres hoje não conseguem ter sabedoria para resolver os problemas familiares? A falta de sabedoria enfeia a mulher, traz tristeza e angústia no coração. A Bíblia também ensina que a boca fala daquilo que o coração está cheio. A gente pode até enganar alguém por algum tempo, mas nunca se vai enganar a todos o tempo todo. Em algum momento aquilo vem à tona e não adianta ter plástica, casa, carro, família e filhos bonitos. Nada disto adianta.

Ester era corajosa. Surge Hamã, o segundo homem depois do rei. Era tão famoso no palácio que, por onde passava os oficiais se dobravam diante dele. Com exceção de Mardoqueu, primo de Ester. Hamã ficou sabendo que ele não se dobrava porque era judeu e só se dobraria diante do Deus dele. Aí Hamã resolveu matá-lo e também a todos os judeus, julgando que os demais judeus que soubessem disso, também não se dobrariam diante dele. Mas havia um detalhe: Ester era judia. Hamã decretou que todos os judeus seriam mortos porque Mardoqueu não se dobrava diante dele. Houve um grande clamor. Quando Ester ficou sabendo, como ela não podia chegar ao rei sem ter sido chamada por ele, mandou que Mardoqueu e todos os judeus jejuassem por três dias e depois ela falaria com o rei, mesmo sendo contra a lei. Para ajudar o seu povo, ela não importava se morresse ou não. Você quer se destacar? Seja corajosa, faça o impossível, tenha coragem e tome uma atitude. Ser corajosa é mostrar a sua identidade, mostrar quem de fato você é, sua personalidade. A raiz da palavra personalidade é “persona”, que significa máscara. Qual é sua máscara? O que está dentro de você? Uma mulher de destaque diz quem ela é. Avança, luta, não desiste.

Ester foi até o rei depois da oração e do jejum e este disse que faria tudo que ela quisesse, mesmo que pedisse a metade do seu reino. Tudo porque ela era corajosa. Ela quis um banquete, tendo Hamã como convidado especial. Na hora do banquete, ela se levantou e disse quem era o verdadeiro Hamã e o que ele tinha feito. Sabem o que fez o rei? Leiam o livro de Ester e saberão o que aconteceu. Você quer ser uma mulher de destaque na sua família, no seu trabalho? Quer ser alguém que faça diferença? Vasti deixou rastro. Ester deixou pegadas.

Mensagem do Pr. Natinha no culto das mulheres da 1ª IPI Maringá no dia 22/08/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário