quarta-feira, 12 de setembro de 2012

MULHER VIRTUOSA, MULHER POSSÍVEL!

(Provérbios 31:10-31)

O texto nos fala da mulher virtuosa, que por muito tempo foi alvo, modelo, expectativa, mas por outro lado, frustração, um mito, uma mulher que não existia porque ninguém era capaz de viver dessa forma tão plena como o texto faz parecer que essa mulher era capaz. E as opiniões divididas nos impediram de enxergar o “que” ela estava propondo porque, afinal, é uma mulher que teme ao Senhor. Essa idéia aparece depois de uma frase muito forte: “Enganosa é a beleza e vã a formosura” – verso 30. A idéia de engano e de vacuidade da beleza e da formosura tem a ver com o fato de que isso passa. Por mais bela que uma pessoa seja, um dia ela não será tão bela e formosa. Isso é provisório e passageiro. Toda aparência passa por mutação. Têm coisas na vida que a gente não devia se apegar, porque são passageiras. Assim é a beleza. Têm coisas que são valores e têm coisas que são ilusão. Coisas que não valem o esforço, desmoronam como um castelo na areia. Têm coisas na vida que são fundamentais. Essa mulher é uma mulher que teme ao Senhor e reivindica para si muito mais uma vida de temor do que uma vida de cuidados. Está mais preocupada em ser mulher de Deus, do que ser mulher. Esta mulher pode ser qualquer uma de vocês. A maior virtude é saber discernir o que vale e o que não vale, o que é bom e o que não é. Essa mulher é elogiada porque entendeu que vã é a beleza e ilusória a formosura, mas a mulher que teme a Deus, essa será elogiada.
Nossa sociedade vive da necessidade de impactar, de encantar de imediato. Tem uma frase muito comum “A primeira impressão é a que fica”. Não é assim. Às vezes conhecemos alguém que, num primeiro momento nos parece antipática, mas depois mudamos de idéia, pois a pessoa é apenas tímida. A gente se engana. A idéia de que pessoas não mudam, de que as coisas não mudam, não é verdade porque o nosso Deus é Aquele que transforma maldição em bênçãos, que faz novas todas as coisas. Ele não nos permite dizer que a primeira impressão é a que fica. Ele pode mudar qualquer circunstância, qualquer coração, qualquer relacionamento. Nossa sociedade esquece de que “quem vê cara não vê coração”. É comum você conhecer uma pessoa muito bonita que fica feia no instante seguinte, quando o coração dela vem à tona, quando os conteúdos internos começam a surgir, quando a falta de Deus fica evidente. Essa mulher decidiu investir no coração e não na estética. Ela se veste bem, sua família está em ordem, e tudo é conseqüência do que vai dentro dela. Ela gosta do que é bonito, mas gosta mais do que é invisível. O atributo primeiro de Deus é a sua invisibilidade. Deus é invisível, mas visitou a humanidade através de Seu Filho. Para vermos Deus é só olhar para Jesus, que no-lo revelou. Para vermos a Deus a Trindade tem que se materializar. E a Trindade está toda no Filho. Aprouve ao Pai fazer com que residisse nEle toda plenitude de Deus. Jesus é Deus encarnado. Numa sociedade visual a gente quer ver Deus, mas quando olha para Jesus, não vê o Deus forte, majestoso, deslumbrante que os judeus esperavam (Isaías 53), porque Ele era simples e sem nenhuma formosura. Essa mulher decidiu que quer brilhar com a luz que vem de Deus, quer ser vista como alguém que teme a Deus, porque o que está “dentro” é fundamental. Os desdobramentos disso na vida dessa mulher são:

1. Abençoadora. Ela faz o bem todos os dias da sua vida. Porque decidiu temer ao Senhor, não espera nada em troca. Quando ouço pessoas dizendo “já fiz muito pelo outros, agora decidi pensar em mim” sinto uma grande tristeza. Mas dizem isso porque não estão vendo o cuidado de Deus e todo amor que Ele tem dado a elas! Jesus disse: “quem beber da água que Eu lhe der não terá sede, porque do seu interior fluirão rios”. Você bebe da água que Deus dá e não precisa mais de água! Porque a água flui e você vira uma fonte de água.

2. Trabalhadora, não come o pão da preguiça – verso 27. Quando o valor está dentro, a vida se expressa em produção. Essa mulher trabalha porque, com o trabalho, ela transforma o mundo. Ed Rene Kivitz disse que “Trabalhar é cooperar com Deus, para por ordem no caos”. Por isso que Jesus disse: “Meu Pai trabalha até hoje e eu trabalho também”. Na fé o seu trabalho é espiritual. Quem você “é” está em ação quando você trabalha. E Deus usa você onde quer que você trabalhe para ajudá-lo a por ordem no caos.

3. Sábia.Ela abre a boca com sabedoria”, diz o verso 26. Seu coração está cheio de Deus e a boca fala do que o coração está cheio. É sabia por que está cheia de Deus. E sempre tem uma palavra de direção, de ânimo.

4. Solidária. Ela estende as mãos aos pobres – verso 20. Quem está cheio de Deus já tem o que precisa e pode ajudar àqueles que não têm. Esta é uma marca que a nossa geração perdeu. Nós somos cumulativos: como ajudar se precisamos “cada vez mais”? Essa mulher só é virtuosa porque teme a deus. Não é uma modelo de prática, mas um modelo de fé. Não é um ideal de mulher, mas uma mulher comum nas mãos de um Deus único. Ela pode ser você.

Mensagem do Pr. Marcelo Gomes no culto das mulheres da 1ª IPI de Maringá no dia 29/08/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário