sexta-feira, 12 de abril de 2013

EXCELÊNCIA E CONCENTRAÇAO


(Provérbios 4:25-27 e Hebreus 12:1-3) 

Pessoas excelentes são concentradas. Pessoas excelentes têm foco. Sabem quem são e para onde estão seguindo. Não querem perder tempo nem andar em círculos. Já descobriram, por experiência, que todo deserto tem suas fronteiras e só não as encontram os que sentam para lamentar ou permanecem andando em círculos.

A Bíblia Sagrada incentiva-nos à concentração e ao foco:

Olhe sempre para frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. Veja bem por onde anda e os seus passos serão seguros. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade (Provérbios 4:25-27).

Livremo-nos de tudo o que nos atrapalha, do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, olhando firmemente para Jesus, autor e consumador da nossa fé (Hebreus 12:1-20).

Contudo, vivemos num mundo que dificulta qualquer exercício de concentração e foco. Por isso, precisamos identificar tais dificuldades e encontrar meios de enfrentar e vencer os desafios que nos impõem. Por ora, mencionaremos quatro inimigos da concentração e suas principais características:

1. A infinidade de opções do mundo contemporâneo. É uma característica da pós-modernidade que chamamos pluralismo. Há oferta em demasia para quase tudo. Todos os dias somos bombardeados por informações, oportunidades e possibilidades sem fim. Nossas escolhas tornaram-se mais frequentes e, ao mesmo tempo, mais complexas. Por isso, vivemos mais atentos em relação a tudo e mais distraídos em relação ao fundamental. Queremos desfrutar da vida ao máximo e perdemos a percepção do cuidado com o que vale a pena. Queremos tudo e ficamos sem nada. Como disse Jesus: que adianta ao homem ganhar o mundo e perder a alma?

2. Os conteúdos interiores mal resolvidos. Complexos de inferioridade, mágoas e ressentimentos, questões de autoestima e carências emocionais podem se misturar às razões que deveriam nos levar a fazer o que fazemos. Uma pessoa pode fracassar no desempenho de uma tarefa ou até de um relacionamento por permitir que suas lacunas internas interfiram nas suas capacidades e habilidades para cumprir seu papel em cada ocasião. Conteúdos interiores mal resolvidos tiram nosso foco e prejudicam nossa vida. Por isso, o conselho da sabedoria bíblica é tão importante: guarda o teu coração porque dele procedem saídas para a vida!

3. A supervalorização dos incidentes e contratempos. Ao que tudo indica, desejamos uma vida sempre ascendente, meteórica e sem percalços. Quando algo sai do controle ou dá errado, nossa reação indica que não estamos apenas lidando com o fato em si, mas considerando-o um golpe a mais em nosso projeto de sucesso e realização. Por isso, muita gente muda de rumo a qualquer dissabor. É gente que navega ao sabor do vento e não em direção ao destino. É gente que murmura de tudo e nunca está satisfeita. É gente que esquece que Deus age em todas as coisas para o bem dos que o amam.

4. A ausência de uma reflexão profunda sobre o que é realmente importante. Quais são nossas verdadeiras prioridades? Somos capazes de fazer uma lista, em ordem decrescente de importância, de nossos valores mais caros e nossas experiências prioritárias? Será que não temos invertido a ordem das coisas e, por isso, arcado com custos elevados em nossa vida? Como disse Jesus: Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e Sua justiça; as demais coisas serão acrescentadas.  Gente concentrada em Deus nunca perde o foco. É gente excelente.
 
Mensagem pregada pelo Pastor Marcelo Gomes da Primeira IPI de Maringá no culto das mulheres em 20/03/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário