sexta-feira, 12 de abril de 2013

COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA

(Daniel 6:1-3, Provérbios 18:22 e Filipenses 4:8)

 TEMA: excelência.

Uma vez que Deus é excelente, Ele não merece nada menos do que a excelência.  Excelência vem do latim que tem a ver com elevação, grandeza e superioridade. Talvez o conceito de excelência seja o de uma vida que se eleva, a ponto de se destacar acima da mediocridade.  Um dos antônimos de excelência tem a ver com o que é médio ou mediano. O cristão precisa estar consciente de que a sua vida é uma referência.  Precisa brilhar com o brilho de Cristo.  Paulo uma vez disse: “Sejam meus imitadores como eu sou de Cristo, olhem para mim, façam como eu faço porque eu não faço nada diferente do que Cristo faria”.  Nosso Deus é excelente.  Jesus é excelente, a vida de Jesus é nosso modelo de excelência. Jesus disse: “Eu sou o pão vivo, a luz do mundo a videira verdadeira, o caminho a verdade e a vida”. Precisamos que o Espírito de Deus invada nossa vida e viva não só em nós, mas através de nós.  Este texto diz que Daniel se destacou porque nele havia um espírito excelente. Durante toda a vida de Daniel, as pessoas perceberam que havia um Espírito diferente, não estranho, mas excelente e por isto se destacou, pode honrar a Deus, ter seu nome escrito no livro da vida e ser abençoado por Deus.

De que excelência estamos falando? Precisamos entender a importância da excelência em nossa vida.  ) Quando você nasceu, descobriu rapidamente que o que você precisa para viver, vem de outra pessoa.  ) O tempo passa e você descobre que não precisa só do que o outro lhe dá, mas precisa do amor que o outro pode lhe dar, que é mais do que alimento. ) O amor é uma coisa complexa e você não sente que merece este amor, então se sente ameaçado e começa a esforçar-se para ser merecedor  deste amor.

Até aí estamos falando de coisas próprias do universo infantil, mas você corre o risco de permanecer neste estágio, pois você acha que está perdendo nesta luta e começa a se indispor, competir e rivalizar com os outros. Quando percebemos que estamos perdendo o jogo, nosso complexo de inferioridade começa a crescer e alimentar insegurança. Aí, em algum momento de nossa vida o diabo sopra a ideia de que para vencer este complexo de inferioridade temos que migrar para a superioridade, e achamos que a liberdade está em ser o centro, em destacar o nosso valor, nossas qualidades.  Você não percebe, mas começa a desenvolver uma postura de superioridade, que é tão ruim quanto a de inferioridade, porque você está no centro para receber amor, aplauso e reconhecimento.

A excelência nasce da descoberta do evangelho de Jesus, que diz que você é muito amada de Deus, de Jesus.  Jesus morreu por você.  Há um lugar no céu de Deus para você.  A excelência não é um jeito de se provar na vida, nem para você mesma nem para Deus.  Excelência é a decisão de subir a montanha não porque no cume tem algo para você conquistar, mas porque no caminho desta montanha tem um Deus que nos ajuda em tudo.  Toda busca que você fez e todo sofrimento que sentiu, agora são vencidos pela presença do amor de Deus, que a ama como você é. Você não está em disputa com ninguém porque Ele consegue ser o Deus de cada um e de todos ao mesmo tempo. Contudo, quem continua prisioneiro deste jogo, continuará tentando agradar pessoas para ter certeza do seu amor. 

1º. Excelência é mais um compromisso do que uma conquista, é mais um processo do que um resultado, é mais um caminho do que uma chegada.  É um caminho que a gente traça na presença de Deus.  Por que você está aqui?  Não é porque você um dia decidiu caminhar com Deus?

2º. Excelência é muito mais um conjunto de esforços do que uma facilidade.  Às vezes confundimos excelência com habilidade.  Ter habilidade não é necessariamente excelência.  Há pessoas que fazem coisas excelentes, mas deixam outras desmoronarem.  Tem acesso, possibilidade, mas não levam isto a sério.  Na excelência, havendo ou não um acesso, há um desejo de abrir este caminho.  Há um compromisso com um conjunto de esforços para levarmos a vida como Deus quer para nós.  Não temos facilidade para orar, para ler a bíblia, mas há pessoas que entenderam que é melhor gastar tempo diante de Deus do que diante da TV, ou com pessoas que te levam para baixo. Ninguém tem facilidade para viver uma vida íntegra, mas tem gente que entendeu que o pecado não vale a pena. É uma construção diária que precisa de fundamento e alicerces.

3º. Ter excelência é mais uma questão de caráter que de talento, é muito mais uma virtude da alma do que do corpo. O que você faz pode ser excelente, mas não necessariamente faz de você uma pessoa excelente. Pessoas excelentes são tratadas no caráter e não nos feitos que realizaram. Têm a alma tratada por Deus.  É mais um ser do que um ter ou um poder.  Enfim, excelência significa que Deus está trabalhando sua vida e que você quer ser uma pessoa segundo o coração de Deus.  Daniel era excelente porque havia um Espírito excelente que habitava o seu coração. Quem foi este homem e porque Deus fez o que fez na vida dele?  Nós precisamos ser cheios do Espírito. Se você for cheia do Espírito Santo, seus complexos de inferioridade serão vencidos, suas carências, medos e inseguranças serão lançados nas mãos de Deus. Se você for cheia do Espírito, não são os problemas que vão afetá-la, mas você é quem que irá afetar os problemas.

Se você veio com uma luta, há um pedido no seu coração para Deus hoje aqui, quero pedir que você hoje priorize um Espírito excelente em sua vida. Um espírito excelente é o Espírito Santo vivendo em nossa vida, fazendo de nossa vida uma benção para as pessoas que nos cercam.
 
Mensagem do Pastor Marcelo Gomes da Primeira IPI - Maringá no culto das mulheres do dia 06/03/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário