quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A MULHER CANANÉIA E A VITÓRIA DA FÉ

(Mateus 15:21-28)

O ser humano é ansioso; nós somos muito ansiosos. A ansiedade nos faz lidar com o presente na expectativa de garantir o futuro e nos faz pensar no futuro muito mais como um risco do que como uma oportunidade. Rubem Alves define ansiedade como sofrer fora de tempo por um futuro que, por enquanto, só existe na nossa imaginação. Há uma ansiedade positiva que faz com que sejamos cuidadosos em relação ao que não conhecemos. Mas há uma ansiedade patológica que perturba a vida e deixa a alma adoecida. O ansioso quer ver logo suas soluções garantidas, não gosta de esperar. Esperar não é fácil, ainda mais quando o que estamos esperando é de extrema importância. Aí, tentamos fazer com que tudo funcione no nosso tempo. Mas quando a gente vem para a fé, descobrimos que nem sempre Deus está comprometido com o nosso tempo e o nosso desejo de ver as coisas solucionadas do jeito que gostaríamos. Isto tem a ver com o nosso texto, que fala de uma mulher que estava com a sua filha numa situação terrível, tomada pelo poder do diabo. Muitas mães já tiveram que lidar com filho com problema de drogadição, chegando em casa fora de si. Isso não é nem metade do que é um filho possuído pelo inimigo, como estava a filha dessa mulher. Essa mãe teve a certeza que, recorrendo a Jesus, sua filha seria liberta e curada. E o texto diz que ela gritava: “Senhor, filho de Davi, tenha misericórdia de mim, a minha filha está terrivelmente endemoniada”. Mas o texto diz que Jesus simplesmente não respondeu. Ignorou-a, a princípio, depois respondeu: “fui enviado apenas às ovelhas perdidas da casa de Israel.” Como se o coração dele estivesse fechado, frio, indiferente, como se fosse um de nós. Mas essa mulher extraordinária teve um comportamento exemplar diante do silêncio, da recusa aparente de Jesus, diante da sua ansiedade. E nos ensina três lições:
Primeira: Essa mulher precisou vencer sua autoconfiança. Uma pessoa autoconfiante é alguém que quer resolver tudo sozinha, com os recursos que tem à sua disposição. Mas há momentos na vida em que Deus permite algumas lutas para nos mostrar que não temos todas as soluções que gostaríamos de ter. Por exemplo, você tenta salvar um casamento que está desmoronando e ele vai ficando pior. Você faz tudo para tirar um filho do caminho errado e ele vai se afundando ainda mais. Você tenta, por todos os meios, resolver uma situação de conflito e o conflito vai se agravando. E você diz: “Deus, porque o Senhor não faz alguma coisa, por que não me ajuda?” Nesse desespero, você está querendo Deus como seu ajudante. Mas Deus não quer ser um mero ajudante, Ele quer ser o capitão do seu barco, quer que você solte esse leme que não era para estar na sua mão. É Ele quem pilota. E você somente ajuda. Algumas lutas servem para sairmos do centro, descer do trono, abrir mão de fazermos as coisas do nosso jeito e deixar nas mãos do Senhor. É a vitória sobre nossa tendência de fazermos as coisas do nosso modo.
 Segunda: Essa mulher precisou vencer sua auto-estima. Dois momentos neste texto são fundamentais: quando ela se prostra (só se prostra quem reconhece que é inferior diante de quem está) e quando Jesus lhe responde: “não é justo tirar o pão da boca de um filho e dar para um cachorro”. Ele estava dizendo que não podia tirar do que daria para um filho e dar para ela, que era estrangeira. Você não entenderia isso como ofensa e levantaria dali? Os discípulos concordavam com Ele porque entendiam que o Messias era só para eles. Isso é religião e religião é para quem “merece”. E essa mulher não era digna. Jesus estava levando-a ao máximo da humilhação para que ela entendesse e todos sentissem que é só nesta hora que a sua vida está pronta para o agir miraculoso de Deus! É quando entendemos que não é mérito, mas graça! Não é por você estar aqui agora, não é por quantas semanas que você orou, não é pela sua história de vida, não é por quanto você se esforça para ser boazinha, mas é porque Deus é bom! Tudo que Ele faz na nossa vida é graça. Quando entendemos o mistério da graça, entendemos que não importa quem somos, se filhos ou cachorrinhos, mas importa quem Deus é!!! E Deus é bom! Se você se sente a pior pessoa do mundo, se não tem conseguido buscar a Deus como gostaria, ainda assim, hoje Deus pode fazer um milagre na sua vida e mudar tudo. Não tem a ver com o que você fez por merecer, mas com quanto Deus ama você!
Terceira: Essa mulher precisou vencer sua autocomiseração, vencer sua tendência a se sentir vítima. Diante do que Jesus falou, 99% de nós ficariam ali ajoelhados pelas próximas duas horas, pensando em como a vida é má, como ninguém nos ajuda e em como estamos cercados de pessoas que não nos amam! Pessoas vitimistas têm estes exageros: “Se nem Deus me ouve, quem é que vai me ouvir?” Essa mulher não é como a maioria de nós. Ela sente o impacto, elabora no seu coração o que Jesus está fazendo com ela e responde que é mesmo um cachorrinho, mas não vai entrar no mérito dessa questão, se é filha ou não, se merece ou não, se é digna ou não. A questão é que até um cachorro acaba comendo das migalhas que caem da mesa do seu dono. Ela está lá porque tem absoluta convicção que uma migalha caída da mesa de Jesus resolveria o seu problema. Jesus olha para ela e diz: “Sua fé é grande. Vai, sua filha está curada.”
Essa mulher queria vencer uma luta que envolvia a sua filha e acabou vencendo a maior das lutas que a envolvia! Ela foi lá para ter a filha livre de um demônio. E saiu de lá com a filha livre de um demônio e ela mesma livre de si mesma. Ela foi lá por causa da filha, mas encontrou um Deus que ajudou a vencer a si mesma. Nossas lutas não são por acaso. O silêncio de Deus não é por acaso. Uma coisa é passar por uma crise no casamento. Outra coisa é permitir que esta crise desencadeie complexos que não sabemos para onde canalizar. Deus quer mais do que te dar uma solução: ele quer que você fique frente a frente consigo mesma e entenda que abençoar a sua vida é mais importante do que a solução do seu problema. Vencer a auto-estima. Entregar tudo nas mãos de Deus.

Mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Gomes no culto das mulheres da 1ª IPI de Maringá, 24/10/2012.

2 comentários:

  1. ES UNA BENDICION VISITAR SU WEB, QUE DIOS LES BENDIGA GRANDEMENTE DESDE MI PAIS EL SALVADOR CENTROAMERICA, les comparto mi blog www.creeenjesusyserassalvo.blogspot.com
    ME UNO A SEGUIR SU BLOG.

    ResponderExcluir
  2. Só hoje li toda a mensagem e pude claramente ouvir Deus falar comigo,agradeço a Ele por sua vida,Deus a abençoe e de sabedoria

    ResponderExcluir