terça-feira, 3 de abril de 2012

A Mãe de Moiséis – Perder para ganhar!

( Êxodo 2:1-10)
Moiséis nasceu no Egito, seu pai e sua mãe eran israelitas (hebreus) da tribo de Levi. No tempo em que Moiséis nasceu havia um Faraó que nada sabia sobre José e portanto não sabia sobre o Deus de Israel (Jacó). Vendo este Faraó que os israelitas eram numerosos e que cada vez aumentava mais a populaçᾶo de israelitas dentro do Egito, teve medo que estes pudessem unir-se com os inimigos do Egito e lutar contra o próprio Egito para derrotá-lo. Por precaução, quiz impedir que os israelitas continuassem se multiplicando e colocou sobre os homens pesadas cargas de trabalho. Mas não resolveu, pois eles continuaram tendo filhos. Desta vez, o Faraó decidiu que as parteiras egípcias, que ajudavam as israelitas terem os bebês, deveriam fingir que os bebês israelitas nascidos homens, nasciam mortos e matá-los, deixando viver só as meninas. Mas as parteiras não obedeceram, pois tinham sentimentos de mãe e ajudavam trazer à vida e não o contrário. O Faraó vendo que as parteiras não tinham obedecido mandou chamá-las e elas explicaram ao Faraó que as israelitas tinham seus bebês muito rápido e que quando elas chegavam os bebês já estavam chorando a pleno pulmões. Então, o Faraó irou-se e mandou seus soldados matarem todos os meninos isrelitas de 0 até 2 anos de idade. Todo bebê israelita nascido homem deveria ser jogado no Rio Nilo. Esta era a ordem do Faraó. E foi neste tempo que Moiséis nasceu.
Num primeiro momento, quando a mãe de Moiséis o viu, quiz encondê-lo pois ele era bonito (Qual mãe que não acha o filho bonito?). O que parece aquí é que o menino era forte e saudável e era muita judiação não deixá-lo viver. E, por três meses ela conseguiu escondê-lo. Ela e sua familia corriam risco de vida e já não podía mais escondê-lo. Foi quando, em um segundo momento, ela teve uma idéia. Ela teria que entregá-lo, pois de qualquer forma ele morreria, não tinha outra saída. Se ela o guardasse mais um pouco iria perdê-lo para sempre.
Muitas vezes nós, mulheres, nos sentimos assim em determinados momentos da nossa vida. Sentimos que somos impotentes diante da situação. Já não resta mais nada a fazer, pois tudo o que estava ao nosso alcance já foi feito, e nada resolveu. Só resta entregarmos para DEUS, rendernos e confiarmos Nele. Reconhecer que nossos esforços só afastam ainda mais aquilo que queremos ter. Se tentarmos segurar daí é que podemos perder, e para sempre.
Num terceiro momento, a mãe de Moiséis preparou tudo para entregá-lo. Arrumou o cesto onde colocaría o bebê, para que não entrasse água dentro dele. Enrolou o bebê em um manto israelita, colocou-o no cesto e o pôs à margen do Nilo. Mandou que sua filha observasse de longe para ver o que acontecería com o menino.
Colocar no Nilo, significa entregar para DEUS pois o Nilo é um rio muito grande e só DEUS pode controlá-lo.
NILO = Soberania = DEUS
Quando entregamos para DEUS, Ele nos devolve de outro jeito, com uma nova perspectiva. A irmã de Moiséis acompanhou o cesto de longe e viu que a filha do Faraó, que descera o Nilo para banhar-se, havia encontrado o cesto. Vendo que o menino chorava, teve pena dele.  A irmã de Moiséis aproximou-se e ofereceu-se para chamar uma mulher para amamentar o bebê. A filha do Faraó aceitou. A menina foi logo chamar a mãe do menino, sem que ninguém soubesse que ela era a mãe. A filha do Faraó entregou-lhe o menino, pediu para amamentá-lo e ainda pagou a ela por isso.
Depois que ela entregou para DEUS, não só teve ele devolta, como ainda, DEUS providenciou sustento para  toda sua familia, durante vários anos. Um bebê condenado à morte, nas mãos de DEUS torna-se benção para toda a familia. Agora Moiséis estava novamente com sua mãe e tinha a proteção da filha do Faraó, além de prover o sustento da familia.
Só depois de crescido, a mãe de Moiséis foi levá-lo para a filha do faraó, que então, adotou-o e colocou nele o nome de Moiséis, que significa: Tirei-o das águas.
Moiséis tornou-se o maior nome da história de Israel, depois de Jesus. Ele foi o libertador do seu povo. Libertou em torno de três milhões de israelitas, que viviam no Egito como escravos do Faraó. Tudo sob o comando de DEUS. O mar se abriu, as águas recuaram e o povo de Israel passou a pés enchutos, por aquele que foi tirado das águas.
Como a mãe de Moiséis poderia imaginar esse tão maravilhoso plano de DEUS para a vida de seu filho? Por isso debemos entregar nossos impossíveis para DEUS e confiar plenamente Nele, pois Ele é soberano sobre todas as coisas e para Ele não há nada impossível.
Deus as abençoe,
Resumo da mensagem do Pr. Marcelo Gomes no encontro das mulheres do dia 28.03.1012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário