quarta-feira, 11 de abril de 2012

Miriã – A crítica destrutiva!

 (Números 12:1-15)
Miriã estava com inveja de seu irmão Moiséis, porque ele tinha um relacionamento muito especial com Deus. Ela criticou Moiséis dizendo que ele não era assim tão especial, que Deus também falava por meio dela e de Arão. Este era um “Maria vai com as outras”, não tinha filtro. Para onde a maré fosse ele ia também. Por isso Arão foi levado a concordar com Miriã, afinal, ele sempre concordava com todos. A crítica sobre o casamento de Moiséis com uma etíope foi só um pretexto.
Miriã quería ser especial como Moiséis para DEUS e para o povo. Na verdade ela quería o lugar de Moiséis. Ela se achava importante por ter estado ao lado de Moiséis a vida toda. Para conseguir o que ela queria, precisava ter aliados, por isso chamou Arão.
Moiséis era o homem país paciente que havia n aterra, por isso, ao ser criticado não toma nenhuma providência, simplesmente não faz nada. Neste caso DEUS é nosso defensor e não há outro melhor do que o Senhor para nos defender.
A crítica de Miriã era destrutiva porque tinha intereses egoístas. Podemos identificar uma crítica destrutiva quando:
·        o considera que Deus está no controle. Se algo estiver errado é Deus quem fará o que tiver que ser feito, pois Ele está no controle. Deus trabalha na vida das pessoas da forma que Ele quer.
·        Colocamos nossa opinião sobre as pessoas acima do que deus pensa sobre elas. O que importa é o que DEUS pensa da pessoa e não o que nós pensamos.
·        Queremos dizer qual a melhor forma da pessoa viver a vida dela. É DEUS quem determina como debe viver cada pessoa. Não podemos querer que as pessoas viva da maneira que nós achamos correto.
·        A motivação é servir a si mesmo e não para o bem coletivo.
·        Esconde a verdadeira razão pela qual esta-se criticando.
·        Não ajuda o outro melhorar, mas quer tomar o lugar do outro.
·        Não é do interesse de Deus e sim do nosso.
·        É feita pelas costas.
·        Não leva a pessoa a ser melhor, mas leva os outros ver a pessoa como pior.
Meu tema deve ser Cristo e não a vida alheia. Não devo fazer fofocas, falar mau das pessoas pelas costas. A crítica destrutiva me afasta das pessoas ao invés de aproximá-las. Não posso dizer que as pessoas não gostam de mim porque falo a verdade. O problema é falar sem sabedoria e afastar as pessoas. Se algo estiver errado na vida de alguém devo orar e se Deus mandar, aí sim, devo falar com a pessoa da forma como Deus orientar, com sabedoria.
Moiséis era mais especial do que Miriã podía imaginar. Deus entrou em defesa dele e deu a ela uma disciplina exemplar, para que todos soubessem. Para que servisse de lição para todos. Miriã ficou leprosa por 7 dias, afastada do acampamento do povo de Israel. Deus disse a ela que Moiséis não era como os outros profetas, pois com estes Deus falava por sonhos e visões mas com Moiséis Deus falava face a face e sem enigmas, com transparência. Moiséis foi exaltado por Deus, pois foi criticado e teve paciência, confiou em Deus, entregou para Deus e não guardou rancor. Depois, Moiséis ainda orou para que Deus tivesse misericordia e curasse Miriã da lepra. Depois de sete días afastada Miriã voltou para o acampamento e então o povo pode seguir viagem.
Sejamos sábias, com a sabedoria de Deus, pacientes e humildes como Moiséis e que nunca precisemos de uma repreensão do Senhor como Miriã.  


Resumo da mensagem do Pr. Marcelo Gomes 4/4/2012 - Culto semanal  das Mulheres da IPI de Maringá

Nenhum comentário:

Postar um comentário