quarta-feira, 11 de abril de 2012

Raabe – Tudo pode mudar!

(Josué 2:1-14)
Depois que Moiséis morreu, o Senhor colocou Josué como líder do povo de Israel em busca de conquistar a terra prometida. A primeira cidade que seria derrotada era Jericó, cujos muros eram tão fortes e largos que existiam casebres e pequenas ruas sobre eles. Jericó era conhecida por ser uma cidade muito segura, difícil de ser invadida por inimigos, pois quando seus portões se fechavam, ninguém mais entrava nem saía.
Josué mandou dois homens do povo israelita para espionar a cidade e descobrir suas fraquezas para que os israelitas pudessem derrotá-los. Os dois homens entraram na cidade de Jericó enquanto seus portões ainda estavam abertos, durante o dia. Eles decidiram entrar na casa de Raabe, que era uma prostituta, assim ninguém desconfiaría pois ali entravam e saiam homem o tempo todo, as pessoas da cidade não achariam estranho. Mas eles foram reconhecidos e o rei da cidade foi avisado que haviam espiões dentro da cidade. O rei mandou imediatamente que soldados falassem com Raabe. Pediu que ela mandasse os homens que tinham sido vistos entrando em sua casa, embora da cidade, pois eram espiões israelitas. Raabe já tinha reconhecido os homens israelitas e os havia escondido no terraço de sua casa para poupar a vida deles. Ela disse aos soldados que eles já haviam saído, que eles tinham ido embora e mandou que os soldados os procurassem pelo caminho afora. Para salvar a vida deles ela colocou a dela em risco.
Antes mesmo de Raabe ser informada pelos soldados que eram homens israelitas, ela já os havia reconhecido. Ela já tinha escolhido do lado de quem ela quería ficar. Do lado do Deus de Israel.
Raabe foi até os homens no terraço de sua casa e lhes fez uma impressionante confissão. Ela disse que sabia que Deus lhes havia dado toda aquela terra. Disse que todos na cidade de Jericó estavam apavorados e com muito medo, pois sabiam que Deus havia secado o Mar Vermelho para o povo de Israel passar quando saíram do Egito e também sabia o que tinham feito aos aos reis amorreus. Por isso o povo de Jericó estava desanimado e sem coragem. Disse ainda: O Deus de Israel é Deus no céu e na terra.
Raabe pouco sabia sobre o Deus verdadeiro, o Deus de Israel. Ela nunca tinha visto nenhum milagre, mas ela creu simplesmente por ouvir falar Dele e de seus grandes feitos. Ela identificou-se com o povo de Israel e decidiu ficar com eles e servir ao Deus deles. Pensou que se Deus havia libertado um povo escravo, também poderia salvá-la de sua condição de vida despresível, na qual vivia a muito tempo. Ela pediu para os homens que ela escondeu em sua casa que fossem bondosos para com ela e poupassem a vida dela e de seus familiares e todos os seus pertences, como retribuição pelo o que ela tinha feito para eles. E, assim foi feito.
Quando Josué estava pronto para avançar contra a cidade de Jericó, quando DEUS já havia posto os muros abaixo, Josué gritou: Lutem! Avante saldados! Deus já nos deu esta Terra, mas poupem Raabe. De uma pobre e desprezível prostituta agora o nome de Raabe era conhecido e estaba sendo falado por um dos maiores líderes da história da humanidade. Ela creu e DEUS a salvou. Ela mudou de vida, foi salva e passou a fazer parte do povo de Israel. Casou-se com um israelita da tribo de Levi chamado Salmom e teve um filho chamado Boaz. Boaz casou-se com Rute que teve um filho chamado Obede. Obede gerou Jessé e Jessé gerou o rei Davi. Que mudança de vida para Raabe! Agora ela faz parte da genealogía de Jesus Cristo (Mateus 1:5). Deus tem poder para transformar qualquer circunstancia da nossa vida, não importa qual seja.
Em Tiago 2:24 e 25, a fé de Raabe é comparada a de Abraão por ter produzido obras. Tiago diz que a fé sem obras é morta, pois Raabe não só creu, ela também escondeu os espias e por isso teve sua vida poupada. A fé dela foi verdadeira pois produziu obras e assim deve ser a nossa. De uma prostituta agora ela está no mesmo nível de Abraão. Se Deus teve misericórdia de Raabe e transformou a vida dela, o que Deus não poderá fazer em nossa vida, se crermos?
Resumo da mensagem do Pr. Marcelo Gomes no culto das mulheres da IPI - Maringá dia 11/04/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário