quarta-feira, 18 de abril de 2012

Débora - O perfil da mulher vitoriosa

(Juízes 4:1-10)
Naquele tempo o povo de Israel era uma grande nação, porém ainda não tínham uma boa organização, não havia um rei que os governasse. Então, de tempos em tempos, Deus usava um israelita para que fosse o Juiz deles para julgar as suas causas.
Débora era uma profetiza que julgava as causas do povo naquele período de tempo em Israel. Era uma mulher que Deus havia escolhido para ser líder daquele povo naquele momento. Ser mulher e ser líder de um povo era com certeza algo muito grandioso para aquele época, mas Deus usa quem Ele quer para cumprir os Seus propósitos.
Podemos aprender 4 lições com Débora.
1ª) Débora encontrou um propósito em meio a adversidade.
Naquele tempo Deus retirou do povo de Israel sua proteção especial. Era uma história que vinha se repetindo por muitas vezes. O povo pecava, distanciava-se de Deus, e então, Deus retirava Sua proteção deles. E, toda vez que Deus retirava sua proteção, o povo de Israel caia nas mãos dos inimigos. Eles eram oprimidos e escravisados pelos inimigos. Naquela ocasião já faziam 20 anos que estavam nas mãos dos inimigos. O povo clamou e Deus ouviu usando Débora para levar sua mensagem ao povo. Débora viu uma oportunidade em meio as dificuldades, como José quando estava na prisão, ele não sabia, mas nunca esteve tão próximo dos propósitos de Deus para sua vida quando no tempo em que estava preso. Às vezes Deus usa circunstâncias ruins para fazer coisas lindas em nossa vida.
2ª) Débora achou sabedoria em meio à simplicidade.
Ela recebia as pessoa em baixo de uma árvore. As pessosa a procuravam, não era ela quem ia atrás das pessoas para querer ajudar. Ela dava conselhos, oferecia alternativas, ouvia, recebia as pessoas, ajudava a resolver os problemas dos outros. Não são os recursos que temos que podem ajudar as pessoas, mas a simplicidade e a disponibilidade, pois quem faz é Deus e nosso brilho tem que ser Jesus Cristo.
3ª) Débora tinha autoridade sobre o povo porque tinha relacionamento com DEUS.
Ela teve coragem. Mandou chamar o general do exército Baraque e lhe entregou a mensagem de DEUS. A autoridade que precisamos ter, sobre nossos filhos por exemplo, vem do relacionamento com Deus. O grito é a arma dos fracos, quem grita já perdeu a autoridade. Quem precisa dizer “Aquí quem manda sou eu!” é porque já perdeu a autoridade. Precisamos ter uma vida com Deus de oração e um relacionamento de total entrega aos seus ensinamentos, à sua palavra, para termos autoridade.
4ª) Débora encontrou FAMA no servir.
Uma mulher de Deus vale mais que 10.000 soldados. Foi isso que pensou Baraque quando pediu a Débora que fosse com ele para a batalha. Ele devia ter confiado apenas na palavra de Deus e não em Débora, por isso foi ela quem ficou famosa por ter vencido a batalha naquele dia e não ele. Débora ficou famosa porque procurou servir aos outros.
Que possamos nos inspirar nessa mulher de Deus e sermos mulheres de oração, de relacionamento com Deus. Sejamos simples e acessíveis ao servir. Que Deus possa nos usar para abeçoar as outras pessoas.

Resumo da mensagem do Pr. Marcelo Gomes do dia 18/04/2012 na reunião das mulheres da IPI Maringá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário