quarta-feira, 13 de junho de 2012

A RAINHA DE SABÁ E O DESEJO DE SABEDORIA

( II Samuel 10:1-13)

Sabemos que a maior contribuição de Salomão para a vida de fé foi a  lição de que a sabedoria é muito melhor do qualquer outro recurso que você possa ter à disposição. Quando passamos por problemas, a primeira pergunta que nos vem é: “que solução precisamos ter para resolvê-los?”. Cada pessoa tem uma resposta diferente para as suas perguntas: “ah, se eu tivesse dinheiro já teria resolvido”, “se eu conversasse com Fulano...” ou “se tivesse um remédio...”. Cada pessoa imagina uma solução. Salomão entendia, e também nós precisamos entender que acima de todas as coisas que poderíamos vislumbrar para soluções dos seus problemas está na sabedoria de Deus. Salomão, quando teve a oportunidade de pedir a Deus “qualquer” coisa que ele quisesse, ele não pediu fama, nem riqueza, nem poder e sequer solução aos seus problemas: pediu apenas sabedoria. E assim ele alcançou tudo o mais. Deus disse para ele: se você tivesse me pedido qualquer coisa eu te daria, mas como você me pediu sabedoria, eu vou te dar. Com ela você vai conseguir tudo o mais. E quem descobriu isso, de um modo muito interessante, foi a rainha de Sabá, que entrou para a história depois de ter feito uma visita a Salomão. E com essa visita aprendemos algumas lições:
1. Vale a pena fazer esforços para buscar Sabedoria e ficar perto de gente sábia. Quando os evangelhos citam a rainha do Sul (outro nome da rainha de Sabá), eles a mencionam como alguém que fez esforços (ela veio de muito longe) para ouvir da sabedoria de Salomão. Quando Jesus disse “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, se em Sodoma e Gomorra tivessem sido feitos os milagres que em ti foram realizados, há muito que teriam se convertido com panos de saco e cinzas”, seu raciocínio era: algumas pessoas tiveram que pagar um preço para terem acesso ao que havia de melhor no seu mundo. E outras desprezam aquilo que está ao alcance das suas mãos. A rainha de Sabá fez uma viagem longa para encontrar com ele e nós temos o próprio Filho de Deus conosco e nos fazemos de rogados, de indiferentes. E o texto diz: “aqui está quem é maior do que Salomão”. Às vezes fazemos esforços enormes para conquistar o que não vai nos abençoar e nenhum esforço para obter de Deus o que vai mudar a nossa história. Esforçamo-nos para aproveitar a liquidação de uma loja, mas temos uma vida de oração ridícula. Fazemos tudo para agradar uma pessoa que nem gosta muito de nós, mas não nos preocupamos em agradar a Deus. Fazemos um esforço enorme para manter o corpo bonito, mas nenhum esforço para ter uma alma linda, um interior abençoado e abençoador. A rainha de Sabá disse: “eu preciso aproveitar a oportunidade de estar perto da sabedoria”. Ela estava disposta a ter uma experiência de sabedoria que arrematasse o coração. Muitas vezes passamos uma tarde inteira ao lado de pessoas que só “afundam” nossa vida, jogando conversa fora. O salmista, no salmo primeiro diz: “não andes no caminho dos ímpios, não te detenhas no caminho dos pecadores e nem te assentes na roda de escarnecedores”. É perda de tempo. Quer usar o seu tempo com sabedoria? Medita na lei do senhor de dia e de noite. O apóstolo Paulo diz: “irmãos, não vos enganeis, as más conversações corrompem os bons costumes”. Buscar sabedoria e ficar perto de gente sábia. A rainha de Sabá descobriu isso.
2. A verdadeira Sabedoria se reflete no modo como organizamos a nossa vida. Essa mulher era rainha também, tinha palácio, corte, funcionários, escravos, e vinha de uma rica região (especiarias e pedras preciosas). Era uma mulher poderosa. E quando chega ao palácio de Salomão ela se encanta. Não com o esplendor do palácio, em si, mas como aquilo tudo funciona tão bem. A diferença entre ela e Salomão não é dinheiro nem riqueza, mas o funcionamento da vida. Ela vê que no palácio não tem nada fora de lugar, todos estão comprometidos e fazendo a sua parte da melhor maneira. E, mais importante, percebe que há um clima de adoração a Deus. É como se você entrasse na casa de uma amiga onde percebesse que lá há louvor, devocional, temor de Deus, palavra abençoadora. Isto porque a verdadeira sabedoria se reflete na vida. Há grande diferença entre sabedoria e conhecimento. Conhecimento é bom, mas não organiza a vida por si só. Sabedoria é a capacidade de usar conhecimento em favor da vida. Tem pessoas com um conhecimento privilegiado e a vida toda bagunçada. Tem conhecimento e é pobre em sabedoria. Conhecimento vem do estudo e sabedoria vem de Deus.
3. A maior prova da Sabedoria é o temor de Deus e o reconhecimento da Sua vontade. A Rainha de Sabá fez duas declarações importantes: a) “como devem ser felizes as pessoas que vivem aqui”. Essa é uma marca da sabedoria: ela é extensiva e abençoadora. Alguém com conhecimento, às vezes faz mal para outras pessoas, mas uma pessoa sábia faz bem para outras pessoas. Pessoas com conhecimento podem ser arrogantes, indiferentes. Mas é sempre muito bom ficar perto de pessoas sábias; b) “bendito seja Deus que colocou você no trono e tem usado a sua vida para estabelecer justiça e retidão”. Gente sábia tem propósitos. Não pergunta o que Deus pode fazer por ela, mas sim “o que o Senhor quer de mim?” Gente sabia é bênção nas mãos de Deus. É quem entende que desta vida não se leva nada e o que importa é obedecer e servir a Deus.
4. Um dos primeiros resultados da sabedoria é o desapego e a generosidade. A visita virou uma troca de presentes. A rainha de Sabá queria entregar tudo para Salomão porque percebeu que o que recebeu de Salomão como sabedoria era mais valioso do que tudo que ela tinha trazido. E Salomão também a presenteou. Conhecimento produz riqueza, mas sabedoria produz generosidade. Conhecimento produz posse; sabedoria compartilha. Sabedoria não tem apegos porque sabe que nada pode ser retido. O apego é nulo e estúpido. O que é nosso nesta vida? Nada. Não há o que não possa nos ser tirado. Quem aqui não perdeu uma mãe, um pai, um filho? E finalmente nós nos perderemos a nós mesmos. O apego é uma fantasia de realização que nunca se realiza. Posso querer e nunca ter ou ter apenas provisoriamente. E perceber que esse “ter” não respondeu às minhas angústias mais íntimas. Fiz tanta questão de conquistar algo e depois que conquistei fui tomado por um vazio. Ao trocar presentes estão celebrando a sabedoria com solidariedade, compartilhamento e não com ganância e ajuntamento. Sabedoria celebra coletiva e não individualmente. Conhecimento é coisa que a gente esconde do outro, do concorrente. Sabedoria é alma, não precisa esconder porque não é nem minha. É presente de Deus. Provérbios 14:1 diz que “a mulher sábia edifica a sua casa. Mas a tola a derruba com as suas mãos”.

Mensagem pregada pelo Pastor Marcelo Gomes no dia 30/05/12 na reunião das mulheres da 1ª IPI de Maringá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário