terça-feira, 11 de junho de 2013

Excelência - A pessoa certa pra você


 (João 13:1-10)

O pastor saía do templo, após celebrar o culto com a igreja, quando foi abordado por um jovem com a seguinte pergunta: “como posso ter certeza que escolhi a pessoa certa para me relacionar?” Ao que o pastor respondeu: “talvez não possa, mas pode perguntar a si mesmo se você é a pessoa certa para aquelas que estão ao seu lado”. E o jovem saiu com muito para pensar.

Normalmente, grande parte de nossa reflexão sobre relacionamentos diz respeito aos outros, a quem julgamos com os critérios que temos para decidir se são as pessoas certas para seguirem conosco no caminho que trilhamos. Será que estou com a pessoa certa? Será que escolhi o sócio certo? Será que votei no candidato certo? E assim por diante. Mas nem sempre questionamos a nós mesmos. Será que temos sido as pessoas certas? Será que eu tenho sido a melhor companhia para aqueles que já estão ao meu lado? Esta é a questão fundamental para quem tem compromisso com a excelência.

Gente excelente não está a procura de relacionamentos excelentes, como se eles pudessem ser encontrados ao acaso ou caíssem do céu. Gente excelente quer ser excelente em todos os relacionamentos que tem, na certeza de que pode contribuir com a construção da identidade do outro e influenciar positivamente aqueles que a cercam. Gente excelente não está tão preocupada com o escolher como está comprometida com o ser. Assim como Jesus, que não escolhe as pessoas certas, mas é a pessoa certa para abençoar e transformar todos aqueles que com Ele se relacionam.

Jesus nos ama e nos acolhe não porque somos as pessoas certas, mas especialmente porque não temos condições de fazer nada direito sem a ajuda Dele. Não espera beneficiar-se de nossa identidade, mas fortalecê-la em Sua graça e misericórdia. E pode fazer isso porque não depende de nosso afeto ou reconhecimento para estar seguro de sua própria identidade. Ele sabe que é o Filho de Deus e que tem o amor do Pai. Por isso, somente assim também nós, convictos do amor de Deus e de nossa segurança Nele, poderemos amar as pessoas que nos cercam sem demandar o favorecimento de nossa autoestima.

Porque Jesus sabe quem é e está seguro no amor de Seu Pai, também está disposto a servir os seus amigos. Ele mesmo nos chamou seus amigos. Não precisa impor-se ou repetir insistentemente sua supremacia em relação a nós. Só quem não sabe quem é precisa crescer sobre os outros; quem sabe, pode até diminuir-se. E jamais o fará por vitimismo ou complexo, mas por desejo de servir e convicção de que pode ajudar. Jesus não tomou como algo de apego o ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, assumiu forma humana, como homem foi servo, e como servo foi obediente até morrer numa cruz. Quer exemplo melhor que este?

Enfim, gente excelente se faz gente certa para estar ao lado da gente porque nos ajuda a chegar mais perto de Deus. Jesus fez o que fez para nos abrir um novo e vivo caminho para Deus. Em seu nome pedimos e recebemos. Em seu nome somos salvos. Por Ele e com Sua ajuda, assumimos a responsabilidade de também conduzirmos nossos amigos para mais perto de Deus. E não poderíamos fazer nada melhor por eles.

Um comentário:

  1. Amada é verdade devemos primeiro querer ser apessoa certa para o nosso amor , ser o amigo certo, querer ser o melhor sempre na vida das pessoas. Bjos tenha um dia abençoado! faça uma visita ao meu blog!

    ResponderExcluir