sexta-feira, 14 de junho de 2013

Excelência - Qualidades Pessoais


(1 Samuel 18:5, Provérbios 22:29, Romanos 12:6-8 e 1 Pedro 4:10-11)

Blaise Pascal defendeu que nós “nunca amamos as pessoas; o que amamos são as suas qualidades”. Balthasar Gracián escreveu que é preciso “tornar indispensáveis nossas qualidades, de modo que se note que o cargo precisava de nós e não vice-versa. Há quem honre sua posição, outros são honrados por ela”. Enfim, ninguém pode negar as vantagens e benefícios que nossas qualidades pessoais proporcionam. Feliz a pessoa cujas qualidades são abundantes e evidentes diante dos que a cercam.

Qualidades são atributos desejáveis e positivos da personalidade, do caráter e do comportamento humanos. São predicados do sujeito, pelos quais recebe elogios e recompensas. São opostas aos defeitos, embora uma reflexão mais profunda sugerirá que podem ser dois lados de uma mesma moeda. Mas esta é uma outra questão. Qualidades são importantes. Devem ser buscadas com zelo e alimentadas com dedicação.

As qualidades humanas estão divididas, basicamente, em quatro grupos:

1. AS VIRTUDES MORAIS são qualidades que ajudam o sujeito a OBSERVAR PRINCÍPIOS E VALORES de seu grupo social. Fazem uma pessoa honesta, responsável, confiável, trabalhadora. Tornam-nos exemplos, quando as possuímos. Contudo, é possível que alguém conviva conosco, reconheça nossas virtudes e até as admire, mas ainda assim não as apresente nem deseje em sua própria vida.

2. AS HABILIDADES GERAIS são qualidades que ajudam o sujeito a DESEMPENHAR FUNÇÕES E TAREFAS, as quais normalmente exigem conhecimento e técnica. Requerem prática insistente, hábito (habilidade e hábito têm raiz no verbo habere, latim, que significa “segurar, manter”). Capacitam a pessoa a fazer o que deve fazer da melhor maneira possível, mas nem sempre a ajuda a ser quem ela deve ser ou o melhor que poderia ser.

3. OS TALENTOS NATURAIS são qualidades que ajudam o sujeito a DESTACAR-SE em REALIZAÇÕES OU ÁREAS DE ATUAÇÃO que não apresentam nenhuma facilidade para a maioria das pessoas. E as talentosas desenvolvem-nas tranquilamente, sem necessidade de grande esforço. Geralmente, são mais simples de identificar nas artes, nos esportes ou mesmo na política, embora apresentem risco de negligência e orgulho, uma vez que pessoas talentosas são, grosso modo, autoconfiantes.

Em geral, estes três grupos são bastante óbvios e contemplam a maioria das qualidades que desejamos ou admiramos em outros. Ocorre, porém, que é no quarto grupo que estão aquelas que mais precisamos, as quais envolvem nosso relacionamento com Deus e Seus propósitos para nossa vida:

4. OS DONS ESPIRITUAIS são qualidades que ajudam o sujeito a TRANSFORMAR O MEIO E AS PESSOAS por uma ação inspiradora e construtiva. São manifestações inequívocas da graça de Deus (traduzem o termo grego charismata, cuja raiz é charis, que significa “graça”), que os concede livre e soberanamente para todos que Dele se aproximam com fé e de coração. Vão além das virtudes, das habilidades e dos talentos. Fazem uma pessoa instrumento nas mãos do Senhor. E o Senhor é quem transforma pessoas e circunstâncias à nossa volta.

Paulo escreveu que devemos buscar com zelo os melhores dons. Assim, somados às nossas demais qualidades, eles nos ajudarão a ultrapassar os limites do exemplo e da inspiração, levando-nos a ser agentes de transformação. E isso, sim, é excelente!

 Mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Gomes no culto das mulheres da Primeira IPI - Maringá no dia 15/05/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário