terça-feira, 11 de junho de 2013

Excelência - Virtude


 (Provérbios 2:20-22 e 2 Pedro 1:5-8)

Se você procurar num dicionário o significado de “virtude”, certamente encontrará palavras como “bom”, “bem”, “qualidade” e “atributo”. Nenhuma grande novidade. Normalmente, todos temos alguma noção do conceito por trás desta palavra. Contudo, se você fizer uma pesquisa mais atenta e um pouco mais aprofundada, descobrirá que outra palavra aparece com frequência. É “constância”. Virtude e constância andam sempre juntas. Não são atos pontuais e corriqueiros que fazem uma pessoa virtuosa, mas um compromisso permanente, contínuo, com valores e princípios que norteiam suas escolhas.

Daí surgem os problemas. Tudo que envolve constância e perseverança tende ao cansaço e ao desânimo. Nossa dificuldade não está em saber do que trata a virtude, mas em descobrir caminhos para seguir em sua busca apesar dos desgastes e desincentivos que se nos oferecem. Por que ser virtuoso numa sociedade viciada e sem alicerces morais? Por que remar contra a corrente ou andar na contramão? Por quatro razões:

1. Somente a virtude me ajudará a manter a vida no trilho. A vida descarrila com facilidade. Nossos deslizes costumam chamar outros. Em linguagem bíblica, “um abismo chama outro abismo”. Sabe aquela história de “já estraguei meu regime, mesmo, que seja”. A gente se sente mais inclinado a errar quando já conhece o caminho do erro. E o mesmo vale para o que é certo, pois cada vitória surge como motivação para continuar com o esforço. E a vida segue no trilho.

2. Somente a virtude me fará uma pessoa confiável. O mundo é carente de gente confiável. O próprio mundo não é confiável. Sistemas mudam, regimes caem, economias outrora sólidas simplesmente quebram. E as pessoas mudam, desistem, voltam atrás, traem, mentem, apunhalam pelas costas. Dizem que vão, mas nem aparecem. Combinam horários, mas Deus que nos perdoe! Cultura do atraso! Já foi buscar um produto ou serviço que estava agendado para ser retirado e não estava pronto? Pois bem: gente confiável, não demora, será mais valiosa que diamante. Gente como aquela que o Salmo 15 celebra (leia e entenderá)…

3. Somente a virtude me conferirá real poder de influência. Tem um respeito que nem todo dinheiro do mundo pode comprar. Um dia, alguém quererá saber o que você tem a dizer, não porque ficou rico ou tem diplomas na parede do escritório, mas porque vive uma vida séria. Um dia, seu próprio filho dirá que quer ser como você, não por medo do castigo, mas por profunda e verdadeira admiração. Será nesse dia que nossa mensagem ganhará os corações daqueles que nos cercam.

4. Somente a virtude me trará verdadeiro contentamento. Contentamento com as coisas é sempre passageiro. Terminado o deslumbramento inicial, passada a euforia da conquista ou da vitória, os sentimentos comuns voltarão à cena. E quem depende de coisas materiais para estar contente, cedo ou tarde, já não conseguirá ficar contente sequer no momento em que as conquistar. O único contentamento que permanece é aquele que a gente sente com a gente mesma, pelo que Deus está fazendo na nossa vida. Sabe aquela conversa de Paulo sobre ser contente em qualquer situação? É isso! Tudo posso Naquele que me fortalece. E ninguém precisará de dicionário para saber o que isso significa…

Nenhum comentário:

Postar um comentário