terça-feira, 25 de junho de 2013

Prosperidade Verdadeira


(Salmo 25:12-13, Salmo 128, Provérbios 11:24-25 e Jeremias 29:7)

”Prosperidade é conceito bíblico: Quem é o homem que teme o Senhor? Ele o instruirá no caminho que deve seguir. Viverá em prosperidade. Seus descendentes herdarão a terra (Salmo 25:12-13). Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá (Provérbios 11:24-25). Contudo, é preciso saber exatamente o que a Bíblia chama de prosperidade.

Prosperidade não é sinônimo de riqueza. Riqueza é uma coisa, prosperidade é outra.  Certamente, há um campo de intersecção entre as duas, mas não são idênticas. O contrário de prosperidade não é pobreza, mas prodigalidade. Há ricos (segundo critérios materiais) pródigos e pobres (segundo critérios materiais) prósperos. O futuro dirá como serão. E para que possamos entender o que realmente é prosperidade, alguns princípios precisam estar claros em nossas mentes e corações.

1. Prosperidade não é produto, mas caminho. Não é alguma coisa que a gente tem, mas uma história que a gente escreve e um modo de lidarmos com aquilo que a gente tem. Não vem com um conjunto de bens, mas com o hoje que é melhor que o ontem. Por isso, a pessoa que deseja prosperar precisa ter uma DISCIPLINA excelente!

2. Prosperidade não é posse, mas relação. Não é o que a gente tem, mas o modo como a gente se relaciona com o que tem. Não vem com a riqueza, mas com a alegria de desfrutar as diversas riquezas que a vida proporciona. Por isso, a pessoa que deseja prosperar precisa ter um CONTENTAMENTO excelente!

3. Prosperidade não é conquista, mas fruto. Não é alguma coisa que a gente toma ou ganha, mas alguma coisa que a gente planta e colhe. Não vem num golpe de sorte, mas resulta de uma construção diária e dedicada. Por isso, a pessoa que deseja prosperar precisa ter uma PERSEVERANÇA e uma PACIÊNCIA excelentes!

4. Prosperidade não é desfecho, mas impulso. Não é um lugar onde a gente chega, mas um mirante de onde a gente vislumbra para onde vai. Não vem como realização de um sonho, mas como um convite a não deixar de sonhar. É um chamado à constante renovação. Por isso, a pessoa que deseja prosperar precisa ter uma ESPERANÇA excelente!

5. Prosperidade não é individual, mas comunitária. Não é sobre quanto a gente tem, mas sobre quanta gente a gente abençoa. Não vem com o acúmulo de bens, mas com a construção de amizades verdadeiras e relacionamentos em amor. Por isso, a pessoa que deseja prosperar precisa ter uma GENEROSIDADE excelente!

6. Prosperidade não é valor material, mas espiritual. Não é sobre o que a gente tem, mas sobre quem a gente é. Não vem com uma vida material bem sucedida, mas com uma vida espiritual bem nutrida. Afinal, daqui a cem anos, não importará o que você teve, mas onde você está. Até porque, segundo a Bíblia Sagrada, onde quer que você esteja, estará para sempre. Por isso, a pessoa que deseja prosperar precisa ter uma vida excelente de FÉ EM CRISTO E OBEDIÊNCIA A DEUS!

E por falar em ricos e pobres, vale lembrar da parábola de Jesus sobre um homem que tinha riquezas, mas era avarento, e um que vivia como mendigo. Ambos morreram. Este, apesar de sua miséria, foi recebido por Abraão. Aquele, apesar de seus bens, foi para o inferno. Na perspectiva do fim, qual prosperou e qual não? A eternidade diz tudo! E para sempre dirá!”

Marcelo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário