segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A Vida de Pedro: Como não deixar nossos acertos virarem erros.

(Mateus 16:13-23)
Pedro tinha acabado de acertar bonito e, logo em seguida, errou feio! Ouviu de Jesus: Para trás de mim, satanás!Você é uma pedra de tropeço para mim e não pensa nas coisas celestiais, mas nas terrenas. Tudo isso logo depois de ter elogiado a Pedro por sua sensibilidade à revelação do céu sobre ser ele, Jesus, o Messias. Ao que parece,Pedro ainda desfrutava a alegria das palavras que o Mestre lhe dirigira quando, numa mudança abrupta de foco,este começou a falar com seus discípulos sobre seu iminente sofrimento e consequente morte na cruz. Pedro não gostou. Chamou-o à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá (v. 22)!
Note o verbo “repreender”; indica certa veemência, uma espécie de censura ou reprovação intensa. Pedro sentiu-se contrariado. Frustrado, talvez, com o fim de toda aquela conversa sobre ser ele uma pedra de edificação, destacada entre as demais. Foi orgulhoso, egocêntrico, inconveniente, presunçoso… Exagerou na dose! O próprio uso do advérbio “nunca” (isso nunca te acontecerá) revela a prepotência de quem acreditava ter o futuro sob controle. Mas o pior: incitou Jesus a romper com qualquer ideia de simplesmente submeter-se ao caminho messiânico em obediência a Deus. Seu sentimento entrou em choque com sua fé e, não satisfeito, tentou impor sua carnalidade ao próprio Jesus. Tentou o próprio Jesus. Comportou-se como um diabo. E assim foi denominado. Como isso foi acontecer? O que Pedro fez para ir do céu ao inferno em tão pouco tempo? Por quê? O que faz com que oscilemos tanto? Por que algumas vitórias da nossa vida são ofuscadas por derrotas?
1º. Por causa do seu acerto, Pedro se achou no direito de não ser contrariado. Todo acerto tem esse potencial, de produzir a ilusão de que daqui para frente tudo vai dar certo. Quando estamos num momento bom, de paz, é como se não quiséssemos nenhuma conversa ruim. Como se nos recusássemos a amadurecer. As contrariedades vêm na nossa vida para lembrar que, por melhores que sejam algumas experiências, as lutas fazem parte. Jesus disse: “No mundo tereis aflições...” Então, se você teve um dia maravilhoso agradeça, mas não baixe a guarda.
Não deixe de orar para não ser pego de surpresa nos momentos difíceis.
2º. Talvez Pedro tenha saído da “linha” e tomado a repreensão que tomou porque, de alguma maneira, deixou os sentimentos se imporem naquele momento e achou que os seus sentimentos deviam ser os de todos, inclusive de Jesus. Quando a vida fica boa para nós tendemos a ser insensíveis para as dificuldades dos outros, nos tornamos mais distantes.
3º. O desejo de ter o controle nas mãos talvez tenha atrapalhado Pedro. A vitória faz com que alimentemos fantasias de que agora tudo vai dar certo, faz com que nos tornemos insensíveis às vezes com quem está ainda lutando e faz com que nos sintamos orgulhosos, donos da verdade. O que deu certo para mim, penso que tem que dar certo para todo mundo.
4º. Talvez também tenha atrapalhado Pedro tentar ajudar Jesus a fugir do propósito de Deus. Onde Pedro errou? Transformou seu sentimento em aconselhamento. É como a pessoa que está magoada com a sua família, com seu trabalho e com a sua igreja e tenta deixar o outro magoado também. Se você tenta ajudar uma pessoa a resolver um problema do seu jeito e não do jeito de Deus, você está agindo com o diabo. Se você aconselha um amigo a ir à forra com um desafeto, um cônjuge a abrir mão de seus esforços em favor do casamento, um irmão na fé a deixar a igreja por causa de dificuldades momentâneas, um novo crente a desanimar de seus líderes com críticas ácidas e sem amor, tudo isso sem oração, fundamento bíblico ou consciência de dependência de Deus, não faz mais que ser diabo em suas vidas. É isso que Jesus disse para Pedro: “Você está tentando fazer com que eu fuja do caminho que Deus tem para mim”. A função de tentar o outro a tomar decisões na carne é do diabo. Quando uma amiga assume esse papel ela é um diabo na vida da outra amiga. Aprendemos, assim, que diabo é todo aquele que, movido por sentimentos inflamados pela sua própria carnalidade, tenta impor sobre o servo de Deus orientação que o afaste de Sua vontade soberana.
5º. A sensação de que tendo vencido, tinha força para continuar se impondo. Os vitoriosos às vezes, além de se tornarem impacientes, além se tornarem impositivos, se tornam violentos, principalmente na palavra. Como é essa violência? Pedro repreendeu Jesus. É como aquela pessoa que acha que tem a solução para sua vida e, se você não concorda, ela perde completamente as estribeiras. Isso é orgulho. Acertamos e ficamos com o coração cheio de orgulho. E o orgulho, segundo a Bíblia, precede a queda. Precisamos manter o foco e não esquecer que é Deus quem está no controle.
 
Mensagem do Pr. Marcelo Gomes no culto das mulheres da IPI Maringá (08/2013)


Nenhum comentário:

Postar um comentário