domingo, 8 de dezembro de 2013

A vida de Pedro: Lições para não naufragar no mar da vida.


 (Mateus 14: 22-32)

O que é um fantasma? Uma alma sem corpo? Alguém que já morreu e continua assombrando quem não morreu? Talvez nem acreditemos em fantasma. Podemos dizer que fantasma é aquilo que a gente vê quando a visão está prejudicada pelas circunstâncias e, ao mesmo tempo, a compreensão prejudicada pelo desconhecido. Na linha da minha vista há informações que podem me confundir, que não eram a realidade. Os discípulos viram um fantasma e ficaram com muito medo. Quem era o fantasma? Era Jesus, à noite, com tempestade, caminhando sobre a água até o barco no mar. As circunstâncias prejudicaram a visão e a compreensão foi prejudicada pelo desconhecido, pois nunca imaginariam que alguém pudesse ir caminhando até o barco. Era algo impossível para eles.

Todos temos fantasmas nos assombrando: circunstâncias confusas, situações que não compreendo e que não esperava. As pessoas que deveriam estar ajudando não estão, mas atrapalhando. Vem o medo de o casamento acabar, do que vai ser de meu filho, do resultado de um exame... E a sensação de que a qualquer momento a vida vai naufragar. As coisas não eram como os discípulos estavam vendo. Assim pode acontecer com a minha vida. Mas logo vem Jesus me surpreender, dar a compreensão do que está acontecendo e tirar o meu medo. E o que não sei enfrentar, é Ele chegando. A tempestade já vai passar. O medo é a falsa impressão transformada em perigo real. O medo na vida do cristão é a impressão (falsa, limitada) que ele tem da vida transformada em perigo real. Não compreende o que Deus está fazendo. Não está enxergando Jesus. Transforma a percepção humana em realidade absoluta.

Como vencer os desafios no mar da vida?

1. Enfrente seus medos e tente algo diferente. Pedro era uma pessoa totalmente pronta a ser lançar ao protagonismo da história. Ele queria aprender a andar sobre as águas. Mas o que nós queremos é que Deus ponha fim a minha tempestade. Pedro tem outra lógica: “Se és Tu, eu também posso andar em cima de tudo isso que estou vivendo. Se és Tu, uma ordem tua pode me fazer andar sobre a água.” Este texto entrou para a história porque Pedro afundou (o que é verdade), mas pouca gente se lembra que ele foi o único a descer do barco. Que coragem! O barco era o único ponto de segurança humana que ele tinha. Deus está nos convidando a mudar de atitude. Talvez falar menos e orar mais. Descer do barco dá medo porque parece firme. É a tábua de salvação. Mas quem aprendeu a andar sobre as águas não precisa de tábua de salvação. Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na hora da angústia. Jesus é o novo e vivo caminho.

2. Estabeleça um ponto de referência melhor. Pedro olhava para Jesus – essa é uma informação importante. Olhar para Jesus é estabelecer um ponto de referência. Se quisermos andar com firmeza, precisamos olhar para frente e não para os próprios pés. Jesus é confiável, as Suas promessas não deixam de se cumprir.

3. Não permita que as circunstâncias falem mais alto. Pedro caminhou sobre as águas, mas viu a força do vento e a força das águas. Ou seja, as circunstâncias voltaram. Eu oro, vou à reunião de quarta-feira, ouço orações que vieram do coração de Deus para o seu coração, e vou para casa achando que tudo irá passar. Mas quando lá chego parece que tudo está pior. Aí digo que me iludi de novo, pois a tempestade ficou pior. Isso vai passar! Mas enquanto não passa, ninguém prometeu que a tempestade não ficaria pior. Pedro viu a força do vento, viu a força da água e começou a afundar... Se você sabe andar sobre a água, o tamanho das ondas não importa. As circunstâncias são maiores do que eu, mas Deus é maior do que as circunstâncias.

4. Não tenha vergonha de pedir ajuda. Pedro, quando afundou, pediu ajuda a Jesus. Não posso ter vergonha de pedir ajuda a Deus, a uma mão estendida. Jesus tomou Pedro pela mão... Não devemos pedir ajuda a quem não está bem, mas a Jesus e a quem está mais firme na vida cristã. Às vezes afundamos porque nos agarramos a quem também está afundando. Quero ser tomada pela mão do Senhor. A mão do Senhor não está encolhida...
 
Mensagem Pastor Marcelo Gomes no culto das mulheres da Primeira IPI de Maringá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário