domingo, 8 de dezembro de 2013

Depois da Tempestade - A Vida de Pedro: Lições para começar uma grande história.


(Lucas 5:1-11)

Pedro enfrentou muitas tempestades, externas e internas, mas venceu todas elas e se tornou uma pessoa extraordinária, uma referência de liderança. Todos nós enfrentamos muitas tempestades e podemos vencer todas elas, com a ajuda de Deus.

Jesus é o protagonista deste texto, mas também fala de uma pessoa que começou aí sua trajetória: Simão Pedro, um pescador, que tinha sonhos e expectativas. Era como eu e como você. Temos sonhos, imaginamos que se as coisas saírem como planejamos, seremos felizes. Contudo, não temos ideia do que Deus está planejando para nós. Pedro não tinha ideia do que lhe aconteceria naquele dia. Pedro não imaginava, mas de pescador de peixes tornou-se pescador de homens. Pedro também é um protagonista desta história, embora aprendamos sempre muito mais com Jesus do que com outra pessoa. Pedro aprendeu lições que podem servir para nós hoje. Com ele aprendemos cinco lições:

1ª. As maiores realizações são feitas em parceria: Jesus pregou, Jesus fez os peixes irem para as redes, mas Pedro emprestou seu barco. Deus é protagonista na nossa história, mas o que nós estamos dispostos a colocar em suas mãos? A pergunta de Jesus é: o que vocês têm? Há um princípio espiritual que ensina que a pergunta sobre quanto é necessário, pertence a Deus e não ao homem. Nós olhamos para o que é necessário, mas esse olhar é de Deus. Deus é quem tem que saber quanto eu preciso. A minha pergunta é: o que eu tenho está à disposição de Deus?

2ª. As maiores vitórias são resultado de insistência: Pedro lançou as redes! Foi Pedro quem argumentou com Jesus que aquele dia o mar não estava para peixe. Na vida da gente têm aqueles dias em que tudo dá errado. E aquele tinha sido um dia em que, para Pedro, tudo deu errado. Passou a noite toda pescando com seus amigos e não pegou nada. Mas, como Pedro fala com Jesus? “Já que o Senhor mandou, eu vou lançar as redes.” Às vezes falta um pouco disso em nossas vidas. Você está cansada de lançar as redes e elas nunca pegam nada, ou você não acredita mais que isso seja para você, você não sabe mais se quer lançar as redes, acha melhor desistir dessas ilusões e ficar onde está. Pedro também não tinha motivos para lançar as redes, mas ainda assim lançou. Dizemos, de forma errônea, que vamos dar mais uma chance a Deus. Deus não precisa de mais uma chance porque Ele não erra. Sou eu quem precisa de mais uma chance para ver, entender e receber o que Deus quer fazer em minha vida!

3ª. As maiores conquistas são compartilhadas: Pedro dividiu os peixes! Pedro estava agora no barco quando percebeu que havia peixes demais. Então, fez sinal para outro barco, para que também pescassem ali, onde agora havia tantos peixes. Há momentos na vida em que os resultados são mais do que o que a gente precisa. Não precisamos nos apegar, pois temos a coisa mais importante na nossa vida. Você quer escrever uma grande história? Aprenda a compartilhar, abençoar pessoas, dividir.

4ª. As maiores pessoas são as mais humildes: Pedro assumiu seu pecado! Pedro reconheceu seu pecado. Ele, pescador experiente, muitos anos de praia, sabia que aquilo não era uma coisa comum. Ele sabia que Jesus não “deu sorte”, mas produziu aquele fenômeno. Pedro conseguiu enxergar ali um milagre de Deus. Às vezes, os nossos olhos estão tão acostumados com as coisas do dia a dia que não enxergamos mais o que é milagre de Deus na nossa vida. Pedro, naquele momento, ainda não sabia muito sobre Jesus, mas reconheceu que Ele era enviado por Deus. Então ele se prostrou, constrangeu-se diante de Jesus e percebeu que precisava de ajuda.

5ª. As maiores riquezas da vida são as pessoas: Pedro virou pescador de homens! Jesus olhou para Pedro e disse: não tenha medo! Eu vou fazer de você pescador de homens! Nós precisamos nos apaixonar novamente por Jesus, aí perceberemos o quanto coisas são transitórias, periféricas e secundárias na nossa vida e o quanto as pessoas são especiais, mesmo que elas nos dêem trabalho e nos cansem. Pescar peixes é mais fácil, mas pescar gente é muito melhor, pois fazemos isso para Deus. Prepare-se para que Deus escreva uma grande história na sua vida.
 
Mensagem do Pastor Marcelo Gomes no culto das mulheres da Primeira IPI de Maringá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário